A Revista Científica Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação publicou ontem (4), um estudo científico desenvolvido por alunos da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, de Ipatinga. O artigo trata dos resultados de um projeto de iniciação científica que aborda sobre os efeitos dos remédios homeopáticos em plantas.
Os discentes Alexia Gomes Silva, Ana Clara Paula Gomes Moreira, Ana Julia Stephanie Lima Cruz, Eliel Abner de Jesus Lima, Guilherme Vitor Rocha Batalha, Gustavo Mayã Silva Porto, Julia Veloso Bastos, Kamila Barroso Santos, Maelly Maia Oliveira, Mariane Rodrigues Caetano e Saulo Ambrósio Morais avaliaram o efeito biológico da homeopatia Arnica Montana em sementes de feijão, privadas de radiação solar.
Para o professor orientador do projeto, William Argolo Saliba, mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa, a publicação do estudo em periódico científico é motivo de muito orgulho para a comunidade escolar, pois indica a seriedade e qualidade da pesquisa.
“A pesquisa é muito relevante para a comunidade escolar, pois a técnica homeopática encontra um ambiente favorável para sua aplicação em hortas escolares, uma vez que esta abordagem abraça o Conceito de Produção Social ecologicamente correto.”- ressalta o orientador
APTIDÕES E COMPETÊNCIAS
O projeto de pesquisa foi organizado pela Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular, que integra a Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, da Superintendência de Políticas Pedagógicas/Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica.
O objetivo do projeto é incentivar os jovens a assumirem um papel de liderança e a desenvolverem aptidões e competências inerentes à investigação, em linha com o disposto na Base Nacional Comum Curricular.
Serviço:
Link da publicação: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11841