O Canal Carta de Notícias foi pré-selecionado entre os produtores de vídeo com maior audiência no Kwai para concorrer ao Prêmio Top 100. Do concurso, participam produtores com audiência igual ou superior a 100 mil visualizações.
Para o vídeo ser premiado, serão avaliados itens como a qualidade da produção, o número de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos na plataforma de vídeo Kwai.
Para o jornalista William Saliba, diretor do Carta de Notícias, “a rede social Kwai é uma das poucas na internet mundial que abre espaço para um jornalismo essencialmente ético, com total liberdade de expressão. Nela, os vídeos são realmente entregues, sem nenhum boicote aos produtores.”
O Kwai tem uma característica excepcional para quem assiste seus vídeos. Lá, todos os espectadores são remunerados pelo tempo que dedicam a assistir os vídeos. Ao alcançar algumas metas de tempo de visualização, os espectadores recebem pontos, que são convertidos em reais e enviados através do Pix.
HISTÓRIA DE SUCESSO
Fundada em 1992, a pequena empresa jornalística começou editando mensalmente a revista impressa “Imagem Vale do Aço” que a partir de 1999, por uma questão de registro de marca no INPI, passou a denominar-se Carta de Notícias.
Em 2015, a revista foi transformada em um jornal diário essencialmente online. Cinco anos depois, foi criado o Canal Carta de Notícias. Tanto o portal jornalístico como o canal de vídeo mantém grande presença na maioria das mídias sociais.
A empresa foi fundada e é dirigida por William Saliba, jornalista profissional há 53 anos, o qual atuou, entre outros, em importantes veículos de comunicação de Minas Gerais, como os jornais Hoje em Dia, Diário do Rio Doce, Diário do Aço, Folha do Comércio, Revista PQN e na primeira afiliada regional da Globo, a TV Leste.
Em 2007, o Carta de Notícias recebeu em Belo Horizonte o Prêmio PQN de Ouro; e em 2018, conquistou o Prêmio Nippon de Jornalismo, ambos na categoria de sites jornalísticos.