A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga/MG, investiu em novas camas hospitalares para os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). A aquisição de 11 camas elétricas visa garantir conforto, segurança e qualidade aos atendimentos prestados aos pacientes. A compra foi possível por meio de uma Emenda Parlamentar Impositiva Municipal.
Segundo a especialista em Captação de Recursos e Relações Institucionais da FSFX, Vanessa Moura Vieira, a aquisição dos equipamentos é parte de uma gama de projetos voltados para o alcance de melhorias no atendimento à saúde. “A captação de recursos nos permite melhorar a assistência prestada ao paciente, sendo o principal objetivo do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano. É gratificante encontrar parceiros que tenham sensibilidade pelas nossas causas. Por meio dessas mãos, podemos aprimorar os serviços ofertados no HMC, através de um cuidado humanizado e singular, o que nos motiva seguir em frente com o nosso propósito, na busca por incentivos que nos permitam melhorar a experiência do paciente durante seu tratamento”, destaca Vanessa.
A emenda foi destinada pelo vereador Tunico, da Câmara Municipal de Ipatinga, que viabilizou a captação de R$ 198 mil, destinados para a obtenção dos itens. Confeccionadas em aço carbono e termoplástico de alta resistência, as camas permitem até quinze movimentos diferentes, com ergonomia adequada, freio direcional e automação por meio de comandos elétricos, oferecendo funcionalidades para os profissionais de saúde nos cuidados diários e atendimento mais humanizado para os pacientes.
SOBRE O HMC
Com 58 anos de atuação, o HMC é referência para mais de 840 mil habitantes de 35 municípios da região leste de Minas Gerais. Atualmente, atende a 70% SUS, sendo o 5º em números de internações e o 4º Hospital em número de partos, pelo SUS em MG. O Hospital Márcio Cunha foi o primeiro do país a ser acreditado em nível de excelência, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A unidade aparece ainda no seleto grupo de hospitais brasileiros a possuir o reconhecimento da DIAS-DNV International Healthcare Accreditation Standard, norma internacional europeia, reconhecida nos Estados Unidos como National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), e da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), que credenciam a Fundação a partilhar seu modelo de gestão a outros hospitais e regiões. Está, ainda, classificado pela revista norte-americana Newsweek entre as melhores unidades hospitalares do Brasil.