Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

A longa e tortuosa estrada da ditadura – 1ª parte

Redação por Redação
17 de dezembro de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
A longa e tortuosa estrada da ditadura – 1ª parte

A longa e tortuosa estrada da ditadura (Imagem: Gerada por IA)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Era uma vez um ensolarado e tropical país o qual, derrubado seu bondoso Imperador, perdeu-se em lutas internas travadas entre grupos rivais, esfomeados ao infinito pelas chaves do cofre estatal.


Ao ensaiar um retorno ao absolutismo – que erradamente consideravam ser a monarquia – o mesmo foi feito via ditadura e, ao menos por alguns anos, as elites locupletaram-se satisfatoriamente, pois “o sorriso do velhinho fazia a gente trabalhar”.

Mas é impossível atender os desejos de tantos e tão esfaimados grupos de poder circundantes e, um belo dia o tal velhinho, farto, matou-se.

Novamente a disputa insaciável: “farinha pouca ou muita, tanto faz – o meu pirão primeiro!” E a ensolarada e tropical nação arrastou-se entre as demandas, até que um providencial “Líder-Sorriso” resolveu “dar um perdido” nas elites, que o aborreciam com insistentes pedidos, e mudou a capital para os mais profundos e isolados rincões da pátria – lá sim, seria possível tramar em paz!

Agora, pensava ele, era só deixar um sucessor que conduzisse o país para a tão sonhada “ditadura do proletariado”, a qual – acreditava piamente – nada mais era que uma monarquia sem precisar possuir sangue azul, coisa elitista. Seria fácil, pois o senhor Sorriso havia presenteado seus súditos com o carro nacional – depois extinto – além de diversos e saborosos quitutes culturais, como a bossa nova, o cinema novo e até a arquitetura nova, espelhada na nova e disforme capital – um bloco amontoado e opressivo de estruturas de concreto e imensos espaços vazios, ótimos para diluir aglomerações e fazer o povo sentir seu verdadeiro e diminuto tamanho, perante o Estado.

Mas seu sucessor cometeu graves e fatais erros de julgamento, piormente atiçado por um cunhado “brizadão” (como dizem nas bocas-de-fumo) que sonhava com um “soviete já”, sem mais perdas de tempo. E deu no que deu: os Legionários Pretorianos – os mesmos que haviam deposto o amado Imperador – não gostaram da concorrência, pois o positivismo da farda, apesar de irmão consangüíneo do comunismo que tentava alçar voo, jamais se dera bem com essa história de “proletários”, e tal e única diferença os separou, ainda no berço.

Para suprema inveja e frustração dos “brizadões vermelhos”, os Legionários instituíram a sua própria e exclusiva ditadura, mas ao menos a farda não os deixou desamparados: jamais as editoras de esquerda ganharam tanto dinheiro quanto neste período e os arautos (mídia) puderam criar raízes profundas e bem nutridas, graças às montanhas de dinheiro do pagador de impostos, que lá foram despejadas. Melhor: todo o sistema de ensino e a cultura do ensolarado e tropical país foram entregues nas mãos deste mesmo pessoal e, assim, estava consolidada a senha para os acontecimentos inevitáveis que se seguiriam, vinte anos depois.

Não há poder que seja entregue por vontade própria, mas este era o combinado entre os “Brizadões” civis e seus inúmeros adeptos fardados: “agora é a vez de vocês”, disseram. E entregaram o trono, se escondendo em um emaranhado de lendas urbanas prenhes de “patriotismo”, “bravura”, “braço forte e mão amiga”.

A primeira e preventiva providência foi eleger um líder supostamente “de direita”, notório incompetente e que, uma vez posto no poder pela mídia, por ela mesma foi retirado após cheques mal explicados e uma Fiat Elba.

Logo após, esta mesma mídia colocou no poder conhecidíssimo intelectual de esquerda, o qual conseguiu um verdadeiro milagre: acabar com horrenda inflação, que corroía os bolsos dos cidadãos há décadas. E assim, pensaram eles, estava demonstrado como a direita é ruim e corrupta, mas a esquerda é boa e acaba com a inflação. O que não contaram é que esta mesma carestia era provocada pelas próprias elites, sempre partidárias do lado “Brizadão” da coisa. Por isso foi fácil para alguém, de sua própria turma, entrar em acordo com eles e liquidá-la, em nome de um “futuro glorioso”.

E tal intelectual seguiu os mesmos passos do “Líder-Sorriso”, um semi-vermelho a dar de bandeja o poder para alguém mais, digamos, “enérgico” em seu idealismo. Era a hora de um simpático beberrão, notório comunista, entrar mais a fundo nos ideais perseguidos há tanto tempo.

Amanhã continuaremos com a triste história deste ensolarado país, que vive em estado vegetativo – deitado e acamado em berço esplêndido – e que jamais foi, mesmo com todas as condições para ser, uma das maiores e mais poderosas nações do planeta.

Eis como formigas ruins podem acabar com todo o formigueiro, restando apenas as lembranças do que jamais aconteceu.

Amanhã continuamos.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: ditaduraimperadorlutasmonarquiapoderWalter Biancardine
Postagem anterior

30ª Cantata de Natal da Fundação Aperam reúne mais de 8 mil pessoas

Próxima postagem

Usiminas abre inscrições para Programas de Entrada 2025 com mais de 340 vagas

Leia também

A Espada de Dâmocles e o sonho
Walter Biancardine

A Espada de Dâmocles e o sonho

29 de junho de 2025
Um paliativo chamado Tarcísio
Walter Biancardine

Um paliativo chamado Tarcísio

21 de junho de 2025
Candidato da direita ou o fantoche do sistema?
Walter Biancardine

Candidato da direita ou o fantoche do sistema?

15 de junho de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro

    Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro

    1 de julho de 2025
  • Transformação digital avança na rede estadual de ensino de Minas nos últimos cinco anos

    Transformação digital avança na rede estadual de ensino de Minas nos últimos cinco anos

    1 de julho de 2025
  • Publicado edital do Concurso Nacional Unificado 2025; confira datas, regras e vagas

    Publicado edital do Concurso Nacional Unificado 2025; confira datas, regras e vagas

    1 de julho de 2025
  • Lula envia recado ao Congresso após crise do IOF e diz que é “É preciso diminuir os privilégios”

    Lula envia recado ao Congresso após crise do IOF e diz que é “É preciso diminuir os privilégios”

    1 de julho de 2025
  • Movimento Pró-Vidas entrega proposta de R$ 650 milhões ao governo federal

    Movimento Pró-Vidas entrega proposta de R$ 650 milhões ao governo federal

    1 de julho de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?