Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Xingamentos: uma escada para o sucesso? – 2ª parte

Redação por Redação
1 de outubro de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Xingamentos: uma escada para o sucesso? – 2ª parte

Xingamentos: uma escada para o sucesso? (Imagem: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Em meados dos anos 70 a esquerda encontrou em Luís Inácio, o Lula, seu personagem ideal como líder de massas: ignorante, péssimo português, mas dizia coisas que a censura militar não gostava e tinha, então, carisma. Seu português ruim – mais que verso de música famosa – vinha ao encontro daquilo que o próprio Fernando Gabeira relatava em seu livro “O Que é Isso, Companheiro?”, onde revelava que militantes da esquerda adestravam-se em falar o mesmo linguajar precário dos “proletários” – um fascínio antigo, portanto.


É notória a disparidade entre o linguajar dito “culto”, acadêmico, e nosso coloquial de todos os dias. Não à toa o filósofo Olavo de Carvalho adquiriu tamanha notoriedade no Brasil, conseguindo a proeza de ver seu nome em faixas estendidas em estádios de futebol. Qual era o segredo? Ele traduziu a empolada fala filosófica em termos cotidianos e, para acabar de conquistar os corações, fazia comentários políticos muito bem fundamentados, mas que beiravam a obscenidade.

Por uma dessas coincidências do destino, Jair Bolsonaro – o maior e único líder político de direita que este país já teve – exibe, igualmente, um vocabulário “pouco ortodoxo”, digamos assim. Suas origens nos quartéis e mesmo a índole franca e sem rodeios deliciam e cativam multidões que, deste modo, enxergam-se representadas por ele.

Se, por um lado, tal modo de ser “desmontava” a arrogância pedante de acadêmicos, entrevistadores e até mesmo adversários políticos, deixando-os sem argumentos plausíveis e desequilibrando-os, por outro abriu os olhos oportunistas de muitos, que enxergaram em tais características uma escada para o sucesso fácil.

O brasileiro viu assim o surgimento de inúmeros “influencers” onde, em seus canais no YouTube, despejavam carradas de palavrões à título de “sinceridade”, alguns até portando cachimbos ou vestindo-se de maneira bastante formal, na ânsia de mostrarem-se “conservadores”, em um arremedo quase caricatural de Olavo de Carvalho. Muitos deles são analistas excelentes, com opiniões embasadas e precisas – ainda que desbocadas – mas que deixam saltar aos nossos olhos sua necessidade explícita de aceitação.

Não demoraria a surgir – aliás, era inevitável – cópias humanas de Jair Bolsonaro, com seu jeito desabrido e sincero. O problema é que, além da falta evidente de autenticidade, tais políticos (ou aspirantes a políticos) sempre exageram, tentando demonstrar naturalidade naquilo que é evidentemente artificial.

No artigo anterior, cujo link segue anexo, comentei sobre a reprovação que as críticas do pastor Silas Malafaia angariou, referentes ao deputado Nikolas Ferreira e seu apoio ao candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. E o que posso acrescentar sobre isso, que seja pertinente ao teor destas linhas? E, desde já, respondo: duas condenações, tanto a Silas quanto a Marçal.

Malafaia sempre foi muito popular, mas normalmente restrito ao meio evangélico. Suas recentes atuações na política conservadora despertaram nele, entretanto, o deslumbre pelo clamor das multidões – pois que assim somos nós, conservadores: absoluta maioria – e o mesmo desandou a adotar maneirismos e vocabulário “bolsonariano”, ou o que ele julgasse assim o ser.

Suas críticas ao apoio de Nikolas a Marçal podem e devem ser respeitadas, mas a raiz de tantas críticas certamente residirá no fato que Silas as fez se valendo de adjetivos injustos, argumentos “ad hominem” (pessoais) e tudo o mais que, em sua cegueira imitativa, julgou ser “popular” entre os seguidores de Jair Bolsonaro. Quebrou a cara, desnecessário dizer.

Quanto a Pablo Marçal, ele é um “coach” – e isto é o máximo (e melhor) que se pode dizer dele.

Fez sua carreira escorado na neurolinguagem, angariando legiões de seguidores que não entendiam uma só palavra do que dizia, apenas ouviam – encantados – a música retórica de seus lábios.

A política fez com que o mesmo trilhasse – já que escolhera o caminho dito “fácil”, o populismo direitista – a mesma rota que Silas, e desandasse a ofender, adjetivar e atacar pontos pessoais de quaisquer adversários que ousassem atravessar seu caminho, pois o mesmo acredita piamente que isto o levará – e parece estar levando – ao sucesso nas urnas.

A única diferença que o separa de Silas Malafaia é que Marçal mostra claramente que não é conservador. Aliás, sequer direitista ele é. Para ser mais exato, Pablo não é esquerda, direita, centro ou o que for: Pablo é apenas Pablo, e por isso não possui nenhum projeto de governo. O que exibe é um projeto de poder, pessoal e intransferível, um invejoso em busca da cadeira cativa merecidamente conquistada por Jair Messias Bolsonaro.

Mas esta é minha análise, minha opinião pessoal e, portanto, merece ser respeitada.

PS: Clique aqui e leia o primeiro artigo para conclui este raciocínio.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: destinoíndolepresidente Lulaxingamentos
Postagem anterior

Em defesa de Silas Malafaia – 1ª parte

Próxima postagem

Guerra no Oriente pode prejudicar a economia brasileira

Leia também

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna
Opinião

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

18 de maio de 2025
Um novo Brasil, se não der muito trabalho
Walter Biancardine

Um novo Brasil, se não der muito trabalho

4 de maio de 2025
Ainda sobre Bergoglio
Walter Biancardine

Ainda sobre Bergoglio

27 de abril de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Mais de 500 mil eleitores mineiros podem ter título cancelado

    Mais de 500 mil eleitores mineiros podem ter título cancelado

    20 de maio de 2025
  • Minas inaugura 1º Centro de Inteligência Cibernética no combate a ataques em escolas

    Minas inaugura 1º Centro de Inteligência Cibernética no combate a ataques em escolas

    20 de maio de 2025
  • Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para cargos de nível superior

    Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para cargos de nível superior

    20 de maio de 2025
  • Governo Lula está desmontando universidades, diz Academia Brasileira de Ciências

    Governo Lula está desmontando universidades, diz Academia Brasileira de Ciências

    20 de maio de 2025
  • Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

    Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

    20 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?