A assinatura do contrato de concessão da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares, foi adiada. A cerimônia, que estava programada para ocorrer no dia 2 de dezembro deste ano, foi transferida para o início de 2025. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após solicitação da empresa vencedora do leilão de concessão, que pediu um prazo adicional para finalizar os trâmites burocráticos.
O adiamento, segundo a ANTT, está dentro das previsões do processo, já que as datas de assinatura do contrato podem ser alteradas em função de ajustes administrativos e legais. Em comunicado enviado ao coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clesio Gonçalves, o diretor da ANTT, Guilherme Sampaio, explicou que essas mudanças são comuns e já ocorreram em outras concessões realizadas anteriormente.
A RODOVIA E A EXPECTATIVA DE MELHORIA
A BR-381, trecho que liga as cidades de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é uma das rodovias mais perigosas do país, com altos índices de acidentes fatais. O trajeto entre os dois municípios é considerado um dos mais críticos, com frequentes registros de colisões graves, o que lhe conferiu o apelido de “Rodovia da Morte”.
O processo de concessão da estrada visa a modernização e melhoria da infraestrutura no primeiro ano, incluindo ambulância e reboque 24 horas. Após esse período, começam as obras de duplicação de trechos, construção de novos acessos e melhoria no sistema de sinalização e segurança.
A empresa que venceu o leilão se comprometeu a investir recursos na requalificação da via, que tem grande importância logística, ligando a capital mineira a várias regiões do estado e a importantes centros econômicos do país. A concessão é vista como uma oportunidade para reduzir os acidentes e aumentar a eficiência do transporte rodoviário na região.
PRÓXIMOS PASSOS
Apesar do adiamento, a expectativa é de que o contrato de concessão seja assinado ainda no começo de 2025, com o início das obras e melhorias previstas para os próximos anos. A ANTT informou que os próximos passos incluem a conclusão dos processos burocráticos pendentes, como a validação de documentos e ajustes contratuais.
O coordenador do Movimento Pró-Vidas, Clesio Gonçalves, destacou que, embora o atraso seja uma frustração, a principal preocupação é com a efetiva melhoria das condições de segurança na rodovia, que continua a ser palco de tragédias. A população da região aguarda com ansiedade o início das obras, na esperança de que as promessas de modernização se concretizem de forma rápida e eficaz.
Com o novo cronograma, as obras de duplicação e melhorias nas condições de segurança da BR-381 devem começar em 2025, um passo importante para reduzir os índices de acidentes na rodovia e melhorar o fluxo de transporte em uma das regiões mais movimentadas de Minas Gerais.