A concessão do trecho da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, está despertando o interesse de diversas empresas, inclusive de novos investidores, após mudanças no edital. Diferente do leilão anterior, que foi cancelado por falta de interessados, o atual certame promete ser competitivo. O leilão está previsto para o próximo dia 29 de agosto.
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, revelou em coletiva de imprensa que o mercado tem respondido positivamente às novas condições do edital. “Temos conversado muito com o setor privado. Neste mês de agosto, vamos dedicar bastante para ver, mas temos percebido que há interessados sim, inclusive, novos players”, afirmou Sampaio na última segunda-feira (29). Ele é o responsável pelo projeto de concessão.
Durante um evento de apresentação às instituições mineiras sobre a concessão do trecho da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, que foi arrematado pelo Grupo EPR, Sampaio destacou o aumento do interesse por parte de novos participantes nos leilões. O diretor mencionou que, no caso da BR-040, a concorrência atraiu quatro interessados, o maior número desde 2018. Isso indica uma tendência positiva para a BR-381, que pode seguir pelo mesmo caminho.
A nova modelagem do edital da BR-381 foi desenhada para atender melhor às expectativas do mercado, o que tem sido um fator decisivo para a atração de novos investidores. As mudanças no edital visam tornar o projeto mais viável e atrativo, aumentando a competitividade do leilão. Segundo fontes da ANTT, a perspectiva é que a disputa seja acirrada, com vários players disputando o trecho da rodovia.
A BR-381 é uma importante ligação entre Belo Horizonte e o Vale do Rio Doce, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias na região. A concessão pretende melhorar a infraestrutura e a segurança do trecho, proporcionando melhores condições de tráfego e reduzindo o número de acidentes.
O próximo passo é a realização do leilão, que está previsto para o próximo dia 29 de agosto. Com o interesse crescente, a expectativa é que o certame atraia um número significativo de participantes, garantindo uma disputa saudável e benefícios para os usuários da rodovia.
BR-381/MG
Do total de R$ 9 bilhões previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, R$ 5,5 bilhões serão destinados para investimentos, como novas obras, e R$ 3,7 bilhões para serviços operacionais. Veja as principais melhorias:
– 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos;
– 83 quilômetros de faixas adicionais,
– 9,7 quilômetros de marginais,
– 20 passarelas
– 15 passagens de fauna
A concessão tem ainda o potencial de gerar cerca de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho na região de Minas Gerais.
MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA
A BR-381 é vital para a economia de Minas Gerais, e a concessão representa uma oportunidade para modernizar a infraestrutura rodoviária da região. As melhorias previstas incluem duplicação de pistas, construção de viadutos e passarelas, além de ações para aumentar a segurança dos motoristas.
Este novo cenário de interesse renovado pelo leilão da BR-381 é um reflexo das mudanças estratégicas implementadas pela ANTT, que ajustou o edital para tornar o projeto mais atraente. Com isso, espera-se não apenas uma disputa acirrada, mas também uma concessão que traga reais benefícios para a população e para o desenvolvimento econômico da região.
A concessão da BR-381, com novo edital e interesse de diversas empresas, promete transformar a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais, garantindo melhorias significativas no transporte e na segurança dos usuários. A expectativa é alta para o leilão que se aproxima, com a possibilidade de uma concorrência intensa e resultados positivos para o estado.