O Ministério dos Transportes (MT), por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, vai publicar nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União, o edital para contratação de empresa para elaboração dos projetos, básico e executivo de engenharia, e execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na BR-381/MG, lote 8A, entre Belo Horizonte e Caeté.
Após adiamento por falta de interessados nos dois editais de concessão da rodovia lançados recentemente, o governo federal resolveu realizar as intervenções necessárias neste trecho antes da realização do novo leilão da BR-381 entre BH e Governador Valadares.
Os lotes 8A e 8B, em um trecho de apenas 18 Km, considerado de alta complexidade para duplicação da rodovia, foram retirados da proposta de concessão em razão das diversas desapropriações e pelo relevo acidentado, sendo os principais fatores responsáveis pelo desinteresse da iniciativa privada após outros leilões.
As intervenções no trecho entre a capital mineira até Caeté, que tem a previsão de investimentos de R$ 399,7 milhões, serão gerenciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A publicação deste edital é apenas para o lote 8A. O lote 8B será feito em data ainda a ser definida.
O trecho de Caeté a Governador Valadares será de responsabilidade do vencedor do leilão que está marcado para o dia 26 de agosto deste ano.