Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Mais de 80% dos brasileiros rejeitam narrativa de golpe, mostra pesquisa

Aliados históricos do PT rejeitaram a narrativa de golpe

Cid Miranda por Cid Miranda
11 de janeiro de 2024
em Gerais
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Mais de 80% dos brasileiros rejeitam narrativa de golpe, mostra pesquisa

Atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O Instituto Atlas Intel divulgou uma pesquisa revelando que mais de 80% dos brasileiros não aderiram à narrativa amplamente divulgada de que os eventos de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foram uma tentativa de golpe de Estado.

A pesquisa, realizada digitalmente com 1.2 mil pessoas em todas as regiões brasileiras nos dias 7 e 8 de janeiro de 2024, revelou que apenas 18,8% dos entrevistados consideram a versão de tentativa de golpe como a explicação principal para os atos de vandalismo no 8 de janeiro.


Aliados históricos do Partido dos Trabalhadores (PT), como os ex-ministros Aldo Rebelo e Miro Teixeira, rejeitaram a narrativa de golpe, classificando os eventos como resultado da ação de “baderneiros” e não como um movimento planejado para desestabilizar o governo.

Miro, por sua vez, acrescenta que sequer se sabe se o ex-presidente Jair Bolsonaro seria aceito pela cúpula militar, como informado aqui na Revista Sociedade Militar.

Também o renomado jurista Ives Gandra Martins compartilha dessa visão, a exemplo de Miro Teixeira, destacando a improbabilidade da participação das Forças Armadas em um golpe de Estado.

A pesquisa revelou ainda que 34,2% dos entrevistados acreditam que as invasões foram motivadas por fanatismo político e polarização, enquanto 20,8% atribuem os eventos a alegações de fraude eleitoral. Apenas 2,4% consideram patriotismo como causa principal.

Além disso, a pesquisa abordou a responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro na incitação dos eventos. 44% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não foi responsável por incitar os atos, enquanto 43,3% defendem que ele não deve ser punido por essa alegação.

Quando se trata das punições aplicadas aos envolvidos nos ataques, 42,8% dos entrevistados consideram que as penalidades têm sido exageradas, contrastando com os 36,1% que acreditam que foram adequadas e os 14,2% que as consideram insuficientes.

*Com informações da Revista Sociedade Militar
Tag: Instituto Atlas Intelnarrativapesquisatentativa de golpe
Postagem anterior

Corpo de Bombeiros alerta para o risco de cabeça d’água no verão

Próxima postagem

Justiça condena Sleeping Giants por difamação contra a Jovem Pan

Leia também

Empresária Alzira Vasconcelos e humorista Paulo Araújo abrem a 2ª edição do Sinergia em Ipatinga
Gerais

Empresária Alzira Vasconcelos e humorista Paulo Araújo abrem a 2ª edição do Sinergia em Ipatinga

13 de outubro de 2026
Flávio ironiza acusações da campanha de Lula: “Vão dizer que vou acabar com o Sol”
Gerais

Flávio ironiza acusações da campanha de Lula: “Vão dizer que vou acabar com o Sol”

13 de outubro de 2026
Minas publica mais de 1,5 mil concessões de progressão e promoção na carreira de servidores da Educação
Gerais

Minas publica mais de 1,5 mil concessões de progressão e promoção na carreira de servidores da Educação

13 de outubro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O voto é o espelho dos seus valores

    O voto é o espelho dos seus valores

    17 de outubro de 2026
  • EXCLUSIVO: Ação judicial contesta ‘pacote de bondades’ de Lula

    EXCLUSIVO: Ação judicial contesta ‘pacote de bondades’ de Lula

    17 de outubro de 2026
  • Em Ipatinga, comício de Lula registra baixa adesão; presidente critica TV Globo

    Em Ipatinga, comício de Lula registra baixa adesão; presidente critica TV Globo

    17 de outubro de 2026
  • Médicos da FSFX compartilham legado de dedicação e humanização na saúde

    Médicos da FSFX compartilham legado de dedicação e humanização na saúde

    16 de outubro de 2026
  • 6×1: Voto não tem preço, tem consequências

    6×1: Voto não tem preço, tem consequências

    16 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?