Sergio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas, assumiu nesta segunda-feira (5), a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil. A cerimônia ocorreu durante a abertura da 34ª edição do Congresso Aço Brasil, em São Paulo.
Leite, que já havia ocupado o cargo entre 2018 e 2020, retorna à presidência da principal entidade representativa da indústria do aço no país. Em seu discurso, destacou os desafios que o setor enfrenta e as prioridades de sua gestão. “Uma das prioridades é trabalhar em parceria com a cadeia industrial do aço para melhorar a competitividade do Brasil”, afirmou.
O novo presidente enfatizou a importância da competitividade sistêmica para fortalecer a indústria de transformação no país. “Os grandes desafios que nós enfrentamos daqui para frente, em primeiro lugar, é o crescimento econômico do Brasil, porque sem crescimento econômico não há crescimento da indústria do aço”, explicou. Leite também ressaltou a necessidade de preparar o setor para contribuir com a descarbonização, “o desafio do século”.
Além disso, mencionou a importância de recuperar o protagonismo da indústria de transformação no Brasil. “Temos que trabalhar para que a indústria de transformação volte a ter um grande protagonismo no Brasil”, disse.
O Congresso Aço Brasil, que se estende até o dia 7 de agosto, é considerado o evento mais importante do setor no país. Reúne líderes e especialistas para discutir o futuro da indústria siderúrgica brasileira e buscar soluções para os desafios atuais e futuros.
Sergio Leite de Andrade assume a presidência em um momento crítico, com a indústria do aço enfrentando pressões econômicas e ambientais. Seu retorno ao cargo traz uma perspectiva de continuidade e renovação, com foco em competitividade, crescimento econômico e sustentabilidade.