Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

Jornalistas de esquerda expressam tristeza com a eleição de Trump

Comentaristas da mídia americana refletem sobre o impacto político e as divisões no país

Redação por Redação
6 de novembro de 2024
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Jornalistas de esquerda expressam tristeza com a eleição de Trump
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A vitória de Donald Trump nas eleições de 2024 surpreendeu grande parte do público e dos analistas políticos dos Estados Unidos, que demonstraram choque e consternação ao ver o ex-presidente conquistar uma eleição avassaladora. Em transmissões ao vivo, jornalistas de redes como CNN e MSNBC, tradicionalmente mais alinhadas à esquerda, expressaram suas preocupações sobre o futuro político do país, a ascensão do conservadorismo e as consequências para as comunidades marginalizadas.

A eleição de Donald Trump, confirmada na madrugada desta quarta-feira (6), foi um marco histórico que dividiu o país. Em um momento de grande tensão política, âncoras e comentaristas de grandes veículos de mídia americana não esconderam a surpresa e a tristeza diante da vitória do ex-presidente, que superou a vice-presidente Kamala Harris com uma vantagem considerável, inclusive nos estados mais disputados.


Van Jones, comentarista político da CNN e ex-integrante da administração Obama, expressou sua frustração de maneira contundente ao vivo. Visivelmente emocionado, Jones afirmou que, embora tivesse acordado com a esperança de um resultado positivo, viu seus temores se concretizarem conforme os votos eram contabilizados. “Estou pensando nas pessoas que não fazem parte das elites, que estão sofrendo esta noite”, declarou. Para Jones, o impacto da vitória de Trump seria particularmente doloroso para as comunidades mais vulneráveis, como as mulheres negras, que, segundo ele, teriam suas esperanças de mudança política esmagadas.

Jen Psaki, ex-secretária de imprensa da Casa Branca e atualmente comentarista da MSNBC, também abordou a eleição com um tom de preocupação. Ela sugeriu que a decisão de retirar Joe Biden da corrida presidencial poderá ser reavaliada no futuro, dado o resultado inesperado. “Essa decisão será questionada”, afirmou Psaki, em alusão à retirada de Biden e à campanha acelerada de Kamala Harris, que teve apenas 107 dias para conquistar o eleitorado.

O IMPACTO DA “ONDA VERMELHA”

A vitória de Trump não se limitou à presidência, mas também consolidou uma forte onda republicana em todo o país, com o Partido Republicano ganhando controle do Senado. Analistas políticos destacaram a magnitude dessa “onda vermelha”, que, segundo o âncora da MSNBC Joe Scarborough, é comparável à vitória de Ronald Reagan em 1984. “Falávamos sobre uma onda vermelha há dois anos, que não se concretizou, mas agora, esta é a maior onda vermelha que já vi”, disse Scarborough, destacando a força do Partido Republicano em todos os níveis de governo.

Claire McCaskill, ex-senadora de Missouri, também comentou sobre a ascensão conservadora, apontando que Donald Trump soubera captar as frustrações e os medos do eleitorado americano, enquanto os democratas focavam em ideais mais idealistas. “Donald Trump conhece nosso país melhor do que nós”, disse McCaskill. “Ele percebeu que a raiva e o medo eram muito mais poderosos do que apelar para os melhores sentimentos das pessoas.”

O FUTURO POLÍTICO DOS ESTADOS UNIDOS

Com os resultados ainda frescos, analistas de diferentes espectros políticos tentam entender as consequências dessa vitória para o futuro dos Estados Unidos. Para muitos, a eleição de 2024 representa uma guinada à direita no país, que agora parece se distanciar cada vez mais dos ideais progressistas que dominaram as administrações anteriores.

Scarborough, com um tom de alerta, afirmou que os Estados Unidos estão mais à direita do que nunca. “A América, em primeiro lugar, está muito mais à direita do que em qualquer outro momento de nossas vidas”, disse, destacando que o Partido Republicano, com o controle do Senado, tem agora o poder de moldar o futuro do país.

Já McCaskill enfatizou que Trump soubera explorar os temores do eleitorado, principalmente no que diz respeito à imigração e aos direitos de minorias. “Ele soube usar o medo”, afirmou. “Pensávamos que os melhores sentimentos prevaleceriam, mas ao que parece, esses sentimentos tiraram férias quando Trump desceu a escada rolante. E não voltaram.”

*Com informações Gazeta Brasil
Tag: Donald Trumpeleições americanasesquerdajornalistastristeza
Postagem anterior

Estudantes já podem conferir locais de prova do Enade

Próxima postagem

STF homologa acordo de reparação pela tragédia de Mariana

Leia também

Em encontro histórico, Papa prega diálogo entre religiões
Mundo

Em encontro histórico, Papa prega diálogo entre religiões

19 de maio de 2025
Senado italiano aprova restrições à cidadania para descendentes
Mundo

Senado italiano aprova restrições à cidadania para descendentes

15 de maio de 2025
Argentina adota medidas restritivas para turismo e endurece imigração
Mundo

Argentina adota medidas restritivas para turismo e endurece imigração

14 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Mais de 500 mil eleitores mineiros podem ter título cancelado

    Mais de 500 mil eleitores mineiros podem ter título cancelado

    20 de maio de 2025
  • Minas inaugura 1º Centro de Inteligência Cibernética no combate a ataques em escolas

    Minas inaugura 1º Centro de Inteligência Cibernética no combate a ataques em escolas

    20 de maio de 2025
  • Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para cargos de nível superior

    Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para cargos de nível superior

    20 de maio de 2025
  • Governo Lula está desmontando universidades, diz Academia Brasileira de Ciências

    Governo Lula está desmontando universidades, diz Academia Brasileira de Ciências

    20 de maio de 2025
  • Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

    Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

    20 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?