Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião Amauri Meireles

De Marco Antônio para Romeu Zema

(Baseado na peça “Júlio César”, de Shakespeare)

Redação por Redação
13 de maio de 2024
em Amauri Meireles
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
De Marco Antônio para Romeu Zema

Cidade Administrativa de Minas Gerais (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Amauri Meireles (*)

Cidadãos, dêem-me seus ouvidos. Vim para falar sobre César, aliás, sobre o setor público, não para louvar seu admirável legado. Aos homens sobrevive o mal que fazem, mas o bem quase sempre com seus ossos fica enterrado.


O nobre senhor governador Brutus Romeu Zema disse a vocês que o setor público é uma casta de privilegiados, de prepotentes que querem tratamento diferenciado. E se é verdade, a falta é muito grave, e esses funcionários irão expiá-la, pelas mãos do governador – que tem ojeriza por essa classe – e de assessores diretos, que têm essa mesma antipatia, digo, percepção. Pois o governador Romeu Zema é um homem honrado, e assim o são todos seus assessores diretos.

Venho para falar especificamente sobre a indignação dos servidores da segurança. Eles são ótimos profissionais, competentes e altruístas. Mas o governador Zema diz que eles são ambiciosos (confundindo com gananciosos).

Eles reduzem os níveis de insegurança em nosso Estado, eles enfrentam o perigo com destemor, sendo motivo de orgulho dos mineiros. Isto parecia uma atitude ambiciosa das forças de segurança? Quando os cidadãos sofriam com a criminalidade, com as calamidades, as forças de segurança se desdobravam em contê-las.

Vocês todos viram que Zema, por três vezes, tratou as forças de segurança com descaso, com desdém, oferecendo-lhes as migalhas do banquete de bilhões que a Samarco, a Vale e outras mineradoras patrocinaram, e as impolutas forças de segurança recusaram. Isto era ambição? Zema diz que era, e Zema, sabemos, é um homem honrado.

Contudo, escrevo aqui para discordar do que Zema falou. E eu tenho que escrever sobre aquilo que eu sei. Vocês todos, de alguma forma, já admiraram as polícias e tinham razões para fazê-lo. Qual razão os impede agora de apoiá-las nessa luta pela dignidade?

Ontem, a ação das forças de segurança seria capaz de enfrentar o mundo, agora, jaz aqui desprestigiada, menosprezada, desdenhada pelo próprio chefe. Ah! Se eu estivesse disposto a levar os seus corações e mentes para o motim e a violência, eu falaria mal de Brutus Zema e de Cassius Mateus, os quais, como sabem, são homens honrados.

Não vou falar mal deles. Não citarei o obscurantismo de sugerir que servidores públicos, cruciais, migrem para o setor privado; sobre a incoerência entre a proliferação de sinecuras e o propalado estado mínimo; sobre o sigilo da elevação da dívida, mesmo com os juros suspensos há seis anos; sobre o medo de dialogar, buscando-se um ponto de equilíbrio.Prefiro falar do embate desigual entre abnegados iludidos e os honrados ilusores.

Entretanto, eis aqui um pergaminho com o selo das forças de segurança. É o seu juramento. Estava na casa de uma viúva de um policial que tombou em serviço. Quando vocês lerem esse juramento (porque, perdoem-me, não pretendo lê-lo), vocês se arrojarão para beijar os ferimentos das forças de segurança e tingir seus lenços no seu sagrado sangue.

Tenham paciência amigos, mas eu não devo lê-lo. Vocês não são de madeira ou de ferro, e sim humanos. E, sendo humanos, ao ouvir o juramento das forças de segurança vão se inflamar, ficarão furiosos. É melhor que vocês não saibam que vocês são os alvos de proteção das desprotegidas forças de segurança. Pois se souberem… o que vai acontecer?

Cidadãos, vocês têm lágrimas, preparem-se para soltá-las.

Vocês conhecem o manto das forças de segurança. Vejam, foi neste lugar que a fala de Cassius Mateus Simões penetrou.

Neste outro rasgão, Zema, eleito pelas forças de segurança e demais funcionários públicos, enfiou a sua fala, e, quando ele arrancou a sua maldita arma do ferimento, vejam como o sangue das Polícias escorreu.

Zema, como vocês sabem, era a aposta das forças de segurança.

Oh! Deuses, como as forças de segurança o ajudaram. O golpe de Zema foi, de todos, o mais brutal e o mais perverso.

Pois, quando as disciplinadas forças de segurança viram que Zema as apunhalava, a ingratidão, sim, a ingratidão, mais que a força do braço traidor, feriu seu coração.

Oh! Que traição brutal meus concidadãos. Então eu e vocês e todos nós nos sentimos traídos.

Sim, agora vocês choram. Vejo que repudiam o aviltamento, a pirraça de Zema para com as polícias e com os demais servidores públicos. Boas almas. Choram ao ver o manto sagrado das forças de segurança despedaçado.

Bons amigos, não quero estimular a revolta de vocês. Aqueles que praticaram este ato são honrados iludentes. Quais queixas e interesses particulares os levaram a fazer o que fizeram, não sei. Mas são sábios e honrados e tenho certeza que esconderão de vocês as suas verdadeiras razões.

Eu não vim para roubar seus corações. Eu não sou um gestor do tipo Zema.

Sou um homem simples e direto, que não traio os meus amigos.

Aqui está o juramento, com o selo das Polícias. A cada cidadão elas oferecem seu próprio sangue e deixam seus bens: honra, coragem, solidariedade.

E essas mesmas forças de segurança não querem que o governador Zema se lance contra a própria espada, como o fez Brutus, arrependido. Querem, sim, que ele reveja sua postura. Certamente, através do diálogo, encontrará uma saída honrosa para esse conflito.

Dialogue!…

*Amauri Meireles é coronel veterano da PMMG, foi comandante da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do 14º Batalhão em Ipatinga, membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e membro da Academia de Letras Capitão PM João Guimarães Rosa
Tag: Césargovernadorlegadoprivilegiadossetor público
Postagem anterior

Tríade Fibra é destaque como internet oficial do Morro em Braza

Próxima postagem

Rede de Hotéis San Diego presta homenagem ao povo gaúcho

Leia também

Enfrentar rinoceronte com estilingue
Amauri Meireles

Enfrentar rinoceronte com estilingue

5 de maio de 2025
Guarda Municipal: reforçando a salvaguarda social
Amauri Meireles

Guarda Municipal: reforçando a salvaguarda social

29 de abril de 2025
A PEC e Dulcineia de Toboso
Amauri Meireles

A PEC e Dulcineia de Toboso

14 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?