A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais inaugurou, nessa quarta-feira (31), um anexo de carceragem e um canil do Grupo de Operações com Cães (Goc) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga. Com a reforma, a unidade, localizada no Vale do Aço, teve sua capacidade ampliada em 153%, passando a contar com 466 vagas.
As melhorias fazem parte de um pacote de ações do Governo de Minas para enfrentar a carência histórica de vagas no sistema prisional e garantir melhores condições de custódia e ressocialização dos detentos. Ao todo, cerca de 2,7 mil novas vagas serão criadas em presídios e penitenciárias em todo o estado, com obras de novas unidades e ampliações das já existentes.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância das parcerias firmadas para a redução do déficit de vagas, envolvendo entidades como a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e os Poderes Judiciário e Legislativo. “O Governo de Minas liberou R$ 74 milhões para melhorias no sistema prisional, mas o déficit é grande. Tenho certeza de que com esse trabalho formiguinha, aos poucos vamos conseguir ampliar e cumprir o que determina nossa Lei de Execuções Penais”, afirmou Greco.
O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, reforçou a importância das novas estruturas para o sistema prisional da região e do estado. “É um aumento significativo de vagas, com a ampliação de 150% da capacidade, e uma melhor estrutura para o nosso canil”, destacou Badaró. Ele também ressaltou o papel essencial dos cães na segurança, especialmente no combate às drogas. “Os cães têm sido treinados e têm conseguido êxito nas apreensões de novas drogas, como a K”, explicou.
As obras de reforma e ampliação do Ceresp Ipatinga começaram em 2018 e receberam um investimento de R$ 1,5 milhão, proveniente de multas pagas à comarca de Ipatinga. Toda a mão de obra foi dos próprios detentos da unidade, e a fiscalização ficou a cargo do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Ipatinga.
Além do anexo e do canil, toda a área de carceragem foi reformada, assim como salas administrativas e técnicas, refeitório e banheiros. Novas salas para portaria, atendimento ao público, alojamentos, vestiários e salas de revista também foram construídas.
O Depen-MG possui 37 canis espalhados pelo estado, com 234 cães treinados para detecção de substâncias ilícitas, guarda e proteção. Esses cães potencializam as operações da Polícia Penal e apoiam os trabalhos das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais.