Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Chanceler russo diz que idéia de criar moeda do Brics foi de Lula

Revelação provocou imediata resposta de Donald Trump

Cid Miranda por Cid Miranda
2 de dezembro de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Chanceler russo diz que idéia de criar moeda do Brics foi de Lula

Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia (Foto: Reprodução/Flickr)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o idealizador da proposta de criar uma moeda única para o Brics, iniciativa que gerou forte reação dos Estados Unidos. A declaração foi feita durante entrevista à TV Brics, onde Lavrov destacou que a proposta surgiu durante a Cúpula de Joanesburgo em 2023.

A revelação provocou imediata resposta do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou impor tarifas de 100% sobre produtos de países que aderirem à nova moeda. “A ideia de que os países Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e observamos acabou”, declarou Trump, enfatizando que qualquer nação que apoiar a substituição do dólar americano perderá acesso ao mercado dos Estados Unidos.


O projeto, que ainda está em desenvolvimento, envolve discussões entre ministros das finanças e chefes de bancos centrais dos países membros do Brics. Segundo Lavrov, houve progresso nas negociações, mas ainda é necessário finalizar os mecanismos para implementação. O ministro russo também expressou confiança de que Lula manterá o tema como prioridade.

A proposta brasileira representa uma tentativa de reduzir a dependência global do dólar americano nas transações internacionais. No entanto, as ameaças de retaliação comercial por parte dos Estados Unidos evidenciam os desafios significativos que a iniciativa enfrenta. Especialistas apontam que a criação de uma moeda alternativa ao dólar exigiria não apenas cooperação entre os países do Brics, mas também uma estrutura financeira robusta para garantir sua credibilidade no mercado internacional.

O embate em torno da proposta reflete as tensões crescentes entre as potências emergentes do Brics e os Estados Unidos, principal força econômica global. Enquanto o bloco busca maior autonomia financeira, a reação americana demonstra a disposição de Washington em defender a hegemonia do dólar no sistema monetário internacional.

*Com informações Revista Oeste
Tag: BricsDonald TrumpEstados Unidosmoeda única
Postagem anterior

Reino Unido deporta brasileiros em operação silenciosa

Próxima postagem

Autonomia em xeque: como o Decreto 12.282/24 pode impactar o futuro da Anatel

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?