Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Lula diz a amigos estar em uma situação ‘delicada’ com a crise na Venezuela

Situação política venezuelana desafia posicionamento do Brasil

Redação por Redação
7 de agosto de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Lula diz a amigos estar em uma situação ‘delicada’ com a crise na Venezuela

Oposição reivindica a vitória (Imagem: Reprodução/Jornal Hoje)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se vê em uma situação complicada diante da crise política na Venezuela. O agravamento da situação no país vizinho exige que o líder brasileiro tome uma posição em breve sobre o resultado das recentes eleições.

Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, autoproclamou-se reeleito, mas ainda não apresentou as atas eleitorais que comprovem sua vitória. Em contrapartida, Edmundo González Urrutia, candidato da oposição, reivindica a vitória. O impasse gerou uma onda de incertezas e tensões na região.


O Brasil, juntamente com Colômbia e México, pressiona para que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgue as atas eleitorais completas. Os três países defendem que essa medida garantiria a transparência do processo e legitimaria qualquer resultado.

Na última segunda-feira, o CNE anunciou que entregou as atas ao Supremo Tribunal venezuelano para auditoria. Contudo, a confiança na imparcialidade do Judiciário venezuelano é questionada, gerando dúvidas sobre a transparência da auditoria.

Enquanto isso, tanto Maduro quanto a oposição convocaram protestos, intensificando a crise. Em meio a isso, líderes regionais debatem soluções. Em um discurso em Santiago, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, Lula destacou a importância da soberania popular e da divulgação dos dados de votação.

Embora Boric não tenha mencionado a Venezuela, Lula confirmou que o tema foi abordado em conversas privadas. Ele reiterou seu compromisso com uma solução negociada e transparente, em parceria com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, López Obrador.

Lula enfrenta o desafio de se posicionar sem comprometer as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com a Venezuela. A hesitação em apoiar um resultado eleitoral suspeito pode significar a legitimação de práticas antidemocráticas. No entanto, manter laços com a Venezuela é crucial para evitar um impacto ainda maior na economia e na política regional.

*Com informações G1
Tag: atas eleitoraiscrisepresidente LulaVenezuela
Postagem anterior

Silvio Santos permanece internado com quadro de saúde estável

Próxima postagem

Disque Denúncia: aliado no combate à violência contra a mulher em Minas

Leia também

Cleitinho reforça apoio ao Coronel Edvanio durante agenda pelo Vale do Aço
Sem Categoria

Cleitinho reforça apoio ao Coronel Edvanio durante agenda pelo Vale do Aço

21 de setembro de 2026
Festival Bon Odori celebra cultura japonesa em Ipatinga
Sem Categoria

Festival Bon Odori celebra cultura japonesa em Ipatinga

9 de setembro de 2026
Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Presidente da Cenibra recebe prêmio de liderança em Minas

    Presidente da Cenibra recebe prêmio de liderança em Minas

    8 de outubro de 2026
  • Projeto Pega Leve conquista prêmio de gestão em Minas

    Projeto Pega Leve conquista prêmio de gestão em Minas

    8 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro lidera disputa presidencial no segundo turno

    Flávio Bolsonaro lidera disputa presidencial no segundo turno

    8 de outubro de 2026
  • Menina viveu junto a macacos em floresta na Colômbia

    Menina viveu junto a macacos em floresta na Colômbia

    8 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro descarta cortes em aposentadorias e no BPC

    Flávio Bolsonaro descarta cortes em aposentadorias e no BPC

    8 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?