Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

O Brasil nos trilhos: entre curvas e descarrilamentos históricos

Redação por Redação
14 de dezembro de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
O Brasil nos trilhos: entre curvas e descarrilamentos históricos

Projeto da ferrovia JK, desvio de 400 Km para beneficiar o que e a quem? (Imagem: Reprodução)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Edmundo Fraga (*)

A história das ferrovias no mundo começou nos Estados Unidos e na Europa, com a construção de linhas férreas independentes e privadas durante o século XIX. Ao longo do século XX, muitas dessas ferrovias foram estatizadas, principalmente devido à crescente intervenção do Estado nas infraestruturas estratégicas.


Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão seguiu um caminho oposto. Enquanto a maioria dos países optava pela estatização do setor ferroviário, o Japão decidiu transferir a gestão das suas ferrovias e estações para empresas privadas. Esta decisão foi crucial para o desenvolvimento notável de sua malha ferroviária, que, hoje, é referência mundial em eficiência e inovação tecnológica.

O Brasil, no entanto, trilhou um caminho diametralmente oposto. Ao longo do tempo, o país paralisou investimentos e permitiu o sucateamento da maior parte de suas ferrovias, preservando apenas algumas linhas estratégicas, como a Ferrovia Vitória a Minas, que ainda acompanha o curso do Rio Doce.

Fatores como o crescimento urbano acelerado, a popularização do automóvel e a distribuição desigual da malha ferroviária (com 52% da infraestrutura concentrada na Região Sudeste) contribuíram para a estagnação do transporte ferroviário de cargas. O transporte de passageiros, por sua vez, praticamente desapareceu, restando apenas rotas metropolitanas e turísticas, limitadas e ineficientes.

Durante décadas, a indústria automotiva foi vista como a principal impulsionadora da economia brasileira. O setor gerou milhares de empregos e fomentou uma extensa cadeia produtiva. Contudo, esse modelo, que favorecia o transporte rodoviário, está perdendo força à medida que crescem as demandas por uma infraestrutura logística mais sustentável e eficiente.

Após anos de retrocessos, o Brasil parece estar finalmente redescobrindo as vantagens das ferrovias: custos operacionais mais baixos, alta capacidade de carga, menor impacto ambiental e maior segurança. As ferrovias são, portanto, especialmente adequadas ao transporte de commodities como minério de ferro, produtos siderúrgicos, derivados de petróleo, fertilizantes e mercadorias agrícolas.

Nesse contexto, o governo recentemente autorizou a Petrocity Ferrovias Ltda. a captar recursos privados na ordem de R$ 14,5 bilhões para a construção das Estradas de Ferro Minas-Espírito Santo (que ligará Barra de São Francisco/ES a Ipatinga/MG com um trecho de 242 km e a Ferrovia JK (que conecta Anápolis/GO a Barra de São Francisco/ES.

A Ferrovia JK estranhamente faz referência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (incentivador do transporte rodoviário e ao enfraquecimento do setor ferroviário), além disso, seu traçado apresenta uma curva de cerca de 400 km, que atravessaalguns municípios de Minas Gerais, como: Lagoa dos Patos, Montes Claros, Grão Mogol até a cidade de  Teófilo Otoni.

A expectativa é de que esse projeto, se bem-sucedido, ajude a melhorar a eficiência do transporte ferroviário de cargas e a fortalecer a competitividade do Brasil.

Se o objetivo principal da ferrovia é atender a cidade de Montes Claros, um traçado direto e mais econômico poderia ter sido projetado, eliminando a extensão desnecessária da curva. A opção por esse longo desvio levanta questões sobre possíveis interesses políticos ou regionais, uma vez que, em um momento em que a eficiência logística é essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, a construção de ferrovias com trajetos mais diretos e custos mais baixos deveria ser a prioridade.

A dúvida sobre a justificativa para o traçado da Ferrovia JK reflete um cenário mais amplo no Brasil, onde projetos de infraestrutura frequentemente são moldados por interesses políticos locais, em detrimento de uma visão mais racional e integrada para o país. Em tempos de crescente competitividade global, o Brasil precisa reavaliar seus investimentos e adotar uma abordagem estratégica para revitalizar sua malha ferroviária, garantindo maior eficiência, redução de custos e estímulo ao desenvolvimento econômico.

(*) Edmundo Polck Fraga é empresário do ramo de imóveis e fundador e ex-presidente do Kart Clube de Ipatinga
Tag: descarrilamentoshistória das ferroviasinfraestruturalinhas férreas
Postagem anterior

Conheça o bispo que descobriu a “Amazônia Mineira”

Próxima postagem

PF prende general Braga Netto, ex-ministro da Defesa

Leia também

Projeto Xerimbabo Usiminas começa nesta sexta-feira
Sem Categoria

Projeto Xerimbabo Usiminas começa nesta sexta-feira

23 de outubro de 2025
EUA exigem rede social aberta para solicitação de visto de estudo e intercâmbio
Sem Categoria

EUA exigem rede social aberta para solicitação de visto de estudo e intercâmbio

25 de agosto de 2025
Restrições a Bolsonaro complicam até acesso a hospitais em Brasília
Sem Categoria

Restrições a Bolsonaro complicam até acesso a hospitais em Brasília

21 de julho de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Mercado Livre aumenta presença em Minas, com construção do CD em Ipatinga

    Mercado Livre aumenta presença em Minas, com construção do CD em Ipatinga

    21 de novembro de 2025
  • O tempo da palavra perdida

    O tempo da palavra perdida

    18 de novembro de 2025
  • Comunidade luta para salvar mata histórica em Timóteo

    Comunidade luta para salvar mata histórica em Timóteo

    18 de novembro de 2025
  • Coronel Fabriciano e Ipaba conquistam complementação do Funeb por aprendizagem de qualidade

    Coronel Fabriciano e Ipaba conquistam complementação do Funeb por aprendizagem de qualidade

    18 de novembro de 2025
  • Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inédita no Leste de Minas

    Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inédita no Leste de Minas

    18 de novembro de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?