Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Políticos ou youtubers?

Redação por Redação
27 de dezembro de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Políticos ou youtubers?

Políticos ou youtubers? (Imagem: Gerada por IA)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

As mais primárias buscas de pertencimento a um grupo, validação pelo mesmo, identificação e as sempre presentes, popularidade e votos, transformaram a maior parte dos políticos brasileiros em simples produtores de vídeos, youtubers no papel de analistas políticos.


De congressistas estaduais aos federais, passando até mesmo por prefeitos e governadores, todos encontraram o fácil caminho da crítica em vídeos, esquecendo-se convenientemente do poder que tem nas mãos. A maioria esbraveja, indignada, contra os desmandos da atual ditadura – sejam eles econômicos ou legais – enquanto alguns, com visível ar de autoridade, vitimizam-se relatando os tormentos e perseguições (realmente) sofridas, advindas de nosso patológico Poder Judiciário.

Antigos youtubers que, graças ao sucesso obtido na plataforma elegeram-se, ainda mantém o velho cacoete de apenas reclamar, como se nada mais pudessem fazer e fossem meros e comuns pagadores de impostos. Outros, de carreira mais tradicional, renderam-se ao feedback rápido das redes e sua imediata viralização, tornando-se assim igualmente “youtubers”.

O número de postagens reclamatórias é exponencialmente superior ao das que relatam suas ações de fato; poderíamos contabilizar que, para cada 200 postagens resmungonas, apenas uma divulga qualquer providência (na maioria das vezes inócua e pífia) tomada pelo mesmo.

Não foi para isso que os elegemos, pagamos seus gordos salários, assessores e demais mordomias. Se a função é apenas reclamar, melhor podemos nós fazê-las – sem adicionais, auxílios-paletó ou quaisquer agrados além da obrigação de obedecer, baixar a cabeça e pagar impostos, que todo cidadão tem, atualmente.

Urge a necessidade de vergonha na cara, pois celulares e YouTube todos nós temos. A diferença entre nós e os políticos é sua autoridade para legislar, intervir, atuar de modo incisivo e até – por quê não? – conspirar, bloquear votações e erguer paredes políticas contra os desmandos do governo e do Judiciário, através da pura e simples recusa em cumprir determinações.

Sim, para ser político é preciso coragem e disposição para sacrificar-se, para isso os pusemos lá e pagamos seus gordos proventos.

Por outro lado o cidadão comum deve imunizar-se contra o poderoso feitiço que é ver seu político na TV esbravejar e reclamar contra tudo que o pobre eleitor sempre quis gritar, mas que sua condição de servo pagador de impostos jamais permitiu. Tal cena satisfaz o eleitor, mas reclamar qualquer um pode fazer, bastando celulares e internet.

Que o eleitor proteste contra o “político-youtuber”, cobre do mesmo ações positivas, corajosas e eficazes ou, nas próximas eleições, não terá seu voto.

E que este mesmo eleitor, dado o caráter emergencial de nossa conjuntura, também saia às ruas mostrando sua indignação, dando o respaldo necessário para que tais políticos despertem de seu sono eterno e façam alguma coisa.

Uma mão lava a outra. Criemos o protesto, para que os políticos criem as medidas que desejamos.

Ou nada, jamais, mudará.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: analistas políticospolíticos brasileirospopularidadeWalter Biancardineyoutubers
Postagem anterior

Campanha intensifica ajuda às vítimas de chuvas e secas em Minas Gerais

Próxima postagem

Saiba quais são as maiores empresas do setor de papel e celulose no Brasil

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?