Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Governo Lula volta a exigir visto de americanos, canadenses e australianos

Medida começa a valer em abril de 2025 para turistas

Cid Miranda por Cid Miranda
5 de março de 2025
em Gerais
Tempo de Leitura: 1 min lido
A A
0
Governo Lula volta a exigir visto de americanos, canadenses e australianos

Rio de Janeiro (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O governo brasileiro anunciou o retorno da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril de 2025. A medida põe fim ao período de isenção que havia sido prorrogado por um ano pelo presidente Lula.

A decisão se baseia no princípio da reciprocidade, uma vez que brasileiros precisam de visto para entrar nesses países. O Ministério do Turismo, em parceria com o Itamaraty, desenvolveu um sistema que promete emitir os vistos em menos de 24 horas para minimizar possíveis impactos negativos no setor turístico.


A mudança representa uma reversão da política implementada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, que havia eliminado unilateralmente a exigência para esses países e para o Japão. O setor de turismo manifestou preocupação com a medida, alertando para uma possível redução no fluxo de visitantes.

O Japão permanece como exceção na nova regra. O país asiático continua permitindo a entrada de brasileiros sem visto para estadias de até 90 dias, mantendo a reciprocidade nas relações bilaterais de turismo.

A exigência deveria ter começado em outubro de 2023, mas foi adiada devido a pressões do setor turístico e dificuldades operacionais. O governo federal argumenta que a medida reforça a igualdade nas relações internacionais, já que brasileiros continuam necessitando de vistos para visitar aqueles países.

O novo sistema de emissão de vistos foi desenvolvido para tornar o processo mais ágil e menos burocrático, buscando equilibrar as exigências diplomáticas com a necessidade de manter o Brasil como destino atrativo para turistas internacionais.

*Com informações Revista Oeste
Tag: CanadáEstados Unidosexigência de vistogoverno brasileiroturistas
Postagem anterior

Caso Samarco: julgamento na Justiça britânica entra na reta final

Próxima postagem

Aproveitou o Carnaval? Vamos falar sério agora?

Leia também

Conta de luz pode subir até 2050
Gerais

FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de luz

12 de junho de 2026
JEMG 2026 registra participação histórica em Minas
Gerais

JEMG 2026 registra participação histórica em Minas

11 de junho de 2026
Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga
Gerais

Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga

11 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?