Milhares de manifestantes conservadores foram às ruas neste domingo (3) em diversas capitais do país e centenas de outras cidades durante a mobilização nacional intitulada “Reaja Brasil”, em defesa de liberdades individuais e da democracia. Em Belo Horizonte, o ato foi realizado na Praça da Liberdade e contou com a presença marcante de caravanas do Movimento Verde Amarelo (Mova), representando os Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri.
Vindos de cidades como Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Caratinga, Inhapim e Coronel Fabriciano, os participantes se organizaram em dois ônibus e sete veículos de pequeno porte para comparecer ao ato na capital mineira. O grupo partiu ainda na madrugada, demonstrando mobilização e engajamento com a causa.
“Não importa a distância ou o tempo da viagem. Vou estar sempre presente, fazendo assim a minha parte”, afirmou Luciana Reis, que viajou de Teófilo Otoni para participar da manifestação.
O evento, que teve cobertura do portal Carta de Notícias, (o único veículo do Vale do Aço que esteve presente no local), reuniu parlamentares e lideranças políticas conservadoras. Estiveram presentes os deputados Nikolas Ferreira, Eduardo Azevedo, Bruno Engler e Domingos Sávio, além de vereadores de Belo Horizonte. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou por meio de vídeo transmitido ao vivo dos Estados Unidos, direcionando uma mensagem ao público presente.
Ao longo da Praça da Liberdade, faixas e cartazes em verde e amarelo, com frases como “Fora Lula e Moraes”, expressavam o tom da manifestação. Os materiais foram assinados pelo Movimento Verde Amarelo, que atua em diferentes regiões do estado.
Segundo Joel Souto, um dos coordenadores do Mova, o objetivo do ato foi reiterar o compromisso com os valores constitucionais e a necessidade de vigilância constante frente ao cenário político atual.
“Estamos dizendo publicamente que desistir não é opção. Temos consciência da importância de permanecermos atentos para não perdermos nenhuma liberdade garantida pela Constituição e termos um país mais justo, é o que povo de bem merece”, destacou Souto.
A coordenação do Mova orienta que a mobilização seguirá, seja por meio de grandes eventos ou pequenos encontros nos municípios, como os buzinaços que vêm sendo realizados no Vale do Aço. “Voltamos com força e não recuaremos. A verdadeira democracia está em risco e brasileiros inocentes estão sendo injustiçados. Não nos calaremos”, finalizou Joel Souto.
























