Um grave acidente com o tradicional bondinho da Glória, em Lisboa, deixou 16 mortos e 21 feridos na última segunda-feira (1º), incluindo dois brasileiros. O Consulado-Geral do Brasil em Portugal confirmou que um dos brasileiros já recebeu alta médica, enquanto outro permanece internado com previsão de transferência para a unidade de saúde Amadora/Sintra.
O acidente, que representa uma das maiores tragédias envolvendo bondes em Portugal, vitimou pessoas de diferentes nacionalidades, incluindo espanhóis, alemães, franceses, italianos, suíços, canadenses, coreanos, marroquinos e cabo-verdianos. As autoridades portuguesas estabeleceram um canal direto de comunicação para atender familiares das vítimas e compartilhar informações sobre o ocorrido.
Investigações preliminares sugerem que o rompimento de um cabo de sustentação pode ter causado o descarrilamento do bondinho, que tombou e colidiu com um edifício. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Ferroviários (GPIAAF), em conjunto com a Polícia Judiciária, concluiu a coleta inicial de evidências e promete divulgar as primeiras conclusões em breve.
O Elevador da Glória, inaugurado em 1885, é uma das principais atrações turísticas de Lisboa. No entanto, funcionários do sistema de transportes já vinham alertando sobre problemas na manutenção do equipamento. Segundo Manuel Leal, diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes, havia preocupações quanto à terceirização dos serviços de manutenção.
Como medida preventiva, as autoridades portuguesas suspenderam a operação de outras linhas de bondinho na cidade. A Polícia Judiciária expressou “profunda consternação e solidariedade para com as vítimas e seus familiares” e continua investigando as circunstâncias exatas do acidente.
























