Por Neimar Fernandes (*)
Salomão Afonso de Sousa Cruz é um geógrafo, geólogo e político brasileiro que foi deputado federal e vice-governador do Estado de Roraima.
Ele é um dos descobridores e precursor da mineração na vila Pitinga, quando trabalhava no Serviço Geológico do Brasil como membro da Comissão Externa do Sivam – Sistema de Vigilância da Amazônia.
Em nota alertando as autoridades brasileiras, contesta a bazófia de Lula dizendo que “ninguém toca no minério brasileiro”.
A verdade, que salta aos olhos, é que o Governo Lula entregou, a “preço de banana”, toda a mineração na região para uma estatal chinesa.
A Mina de Pitinga, em Presidente Figueiredo-AM, é uma importante mina a céu aberto que explora dióxido de estanho (cassiterita), mas também nióbio e tântalo. É considerada uma mina polimetálica, com diversos outros minerais como columbita, criolita, tório, urânio, háfnio e elementos de terras raras. A Mineração Taboca, empresa que opera a mina, foi recentemente adquirida pela China Nonferrous Metal Mining Group.
O apedeuta e energúmeno, continua a saga de sandices tentando afogar o gigante adormecido em margens plácidas.
























