Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião

Inovação organizacional: coragem para arar o terreno

Redação por Redação
6 de julho de 2025
em Opinião
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Inovação organizacional: coragem para arar o terreno

Coragem para arar o terreno (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Marcelo Saraiva Guimarães Libanio (*)

“A esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.” – Santo Agostinho.


Assim também é com a inovação: ela geralmente nasce do desejo de mudança, seja a partir de uma nova percepção ou de algo que incomoda e precisa ser transformado. A inovação e a esperança devem andar lado a lado. Santo Agostinho fala sobre a esperança, mas inovar também exige coragem! Coragem, porque, como veremos ao longo do texto, a inovação enfrenta barreiras significativas.

Quando pensamos em inovação, é comum associá-la imediatamente à criação de novos produtos. Contudo, a inovação vai muito além disso. Existem outros tipos, como a inovação de processo, de marketing e organizacional. Apesar de muitos estudiosos sempre colocarem a inovação de produto em primeiro lugar, hoje decidi fazer diferente. Afinal, como sou um pouco “do contra” (risos), quero começar por aquilo que geralmente vem por último: a inovação organizacional.

Por que começar por aí? Porque a inovação organizacional é como preparar o terreno para o plantio de uma lavoura. Assim como o agricultor precisa arar e adubar a terra antes de semear, a empresa precisa de um ambiente organizacional bem estruturado para que outros tipos de inovação floresçam. É ela quem frequentemente sustenta as inovações de produto, processo e marketing, criando condições favoráveis para sua implementação.

Mas, afinal, o que é inovação organizacional? De acordo com o Manual de Oslo, trata-se da implementação de novos métodos organizacionais em práticas de negócios, no local de trabalho ou nas relações externas de uma empresa (OCDE, 1997). Não se trata necessariamente de usar novas tecnologias, mas de introduzir práticas inéditas que alterem positivamente a forma como a organização funciona. O objetivo? Melhorar a eficiência, a comunicação, a produtividade e a capacidade de adaptação às demandas do mercado.

O que sua empresa ganha com isso?

A inovação organizacional pode trazer inúmeros benefícios, como:

– Otimização de processos e redução de custos operacionais: Menos desperdícios e mais eficiência;

– Melhoria na comunicação interna: Informações fluem melhor, e as equipes trabalham de forma mais coordenada;

– Adaptação mais rápida às mudanças de mercado: Respostas mais ágeis às demandas dos clientes;

– Gestão de talentos: Promove engajamento e incentiva a inovação individual e coletiva.

Empresas que investem em inovação organizacional têm maior capacidade de adaptação e competitividade. A longo prazo, essas mudanças fortalecem a posição da empresa no mercado.

Um exemplo prático em Muriaé

Na empresa Mecânica Super Impacto, em Muriaé, gerida pelo Gerente Leonardo Soares, durante meu primeiro ciclo de trabalho com 25 empresas, realizamos um diagnóstico que revelou, entre outros, um problema que foi priorizado: a comunicação entre a gerência e os funcionários era ineficiente, o que prejudicava a gestão das demandas de serviço nos automóveis. Além disso, os clientes tinham dificuldades para conversar com o gestor Leonardo devido ao barulho da oficina, já que a sala da gerência era um espaço improvisado e mal isolado.

Para resolver isso, sugerimos a implementação do Kanban, uma ferramenta ágil que organiza visualmente as tarefas em um quadro. Decidimos, então, que essa ferramenta fosse instalada em novas paredes de vidro, que serviriam também como isolantes contra o ruído da oficina. Explicamos o conceito, realizamos protótipos em cartolina e blocos autoadesivos e testamos, ajustamos e validamos o modelo em uma das paredes de vidro. De repente, as mudanças começaram a surgir: tanto os funcionários quanto o gerente passaram a registrar as demandas no quadro, indicando o status de cada serviço. Mesmo que alguém estivesse fora da oficina, todos podiam verificar em que estágio cada carro estava.

Os resultados foram surpreendentes: além de melhorar a comunicação interna, houve um aumento de 54% na produtividade por funcionário. O gerente passou a responder com precisão às dúvidas dos clientes, os funcionários tinham por escrito uma lista de afazeres, e a empresa começou a analisar melhor a sazonalidade da demanda pelos seus serviços, entre outras melhorias.

A coragem de inovar

Como dizia Santo Agostinho, a esperança exige coragem. No caso da inovação, isso também é verdade. Isso porque há barreiras consideráveis na implementação de mudanças organizacionais, como:

– Resistência interna às mudanças: Equipes e gestores, acostumados a métodos tradicionais, podem relutar em adotar novas práticas;

– Custos iniciais: Implementar novos sistemas ou práticas pode demandar um investimento;

– Requalificação e mudanças culturais: É necessário treinar os colaboradores e mudar a mentalidade da organização.

Apesar dos desafios, os resultados fazem valer o esforço! Inovação organizacional é, acima de tudo, um investimento na capacidade de a empresa se reinventar e prosperar. É ter esperança de uma boa colheita e coragem para preparar o terreno para um futuro mais próspero. Fica aqui também os meus parabéns à empresa Super Impacto e a coragem do Leonardo em encarar de frente este desafio de quatro meses e conquistar um resultado tão significativo.

(*) Marcelo Saraiva Guimarães Libanio é consultor empresarial, administrador de empresas, especialista em Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Lideres, Inovação Empresarial pelo Sebrae e Líder do Futuro pelo Global Innovation Management Institute
Tag: coragemdesejo de mudançaindignaçãoSanto Agostinho
Postagem anterior

Tecidos na decoração: estética que transforma espaços

Próxima postagem

Força Aérea impede invasão aérea durante cúpula do Brics

Leia também

Educação empreendedora abre novos caminhos para jovens do Quadrilátero Ferrífero
Educação

Educação empreendedora abre novos caminhos para jovens do Quadrilátero Ferrífero

11 de novembro de 2025
Pandemia: 100 anos da vergonha
Marcelo Libânio

Narcotráfico: quando a última opção se torna a primeira, algo está muito errado

30 de outubro de 2025
O jeitinho que custa caro: a esperteza dos motoristas diante do pedágio eletrônico
Opinião

O jeitinho que custa caro: a esperteza dos motoristas diante do pedágio eletrônico

18 de outubro de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O tempo da palavra perdida

    O tempo da palavra perdida

    18 de novembro de 2025
  • Comunidade luta para salvar mata histórica em Timóteo

    Comunidade luta para salvar mata histórica em Timóteo

    18 de novembro de 2025
  • Coronel Fabriciano e Ipaba conquistam complementação do Funeb por aprendizagem de qualidade

    Coronel Fabriciano e Ipaba conquistam complementação do Funeb por aprendizagem de qualidade

    18 de novembro de 2025
  • Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inédita no Leste de Minas

    Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inédita no Leste de Minas

    18 de novembro de 2025
  • Pacheco descarta STF e anuncia fim da carreira política

    Pacheco descarta STF e anuncia fim da carreira política

    18 de novembro de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?