Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Radares entram na fase de testes em Ipatinga

Procedimento conduzido pelo IPEM/MG integra etapa obrigatória de validação dos radares antes da entrada em operação no município

Cid Miranda por Cid Miranda
27 de maio de 2026
em Gerais
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Radares entram na fase de testes em Ipatinga

Radares entram na fase de testes em Ipatinga (Foto: Secom)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Urbana (Sesuma), realiza a aferição dos equipamentos vinculados ao sistema de fiscalização eletrônica de trânsito do município. O procedimento teve início ontem (26) e segue nesta quarta-feira (27).

O primeiro ponto aferido está situado no entroncamento da Avenida Simon Bolívar com a Rua Graciliano Ramos, no bairro Cidade Nobre. Durante a realização da aferição, o cruzamento será temporariamente interditado para garantir a segurança dos motoristas, pedestres e das equipes envolvidas no procedimento. A Sesuma informa ainda que o trânsito poderá permanecer interrompido entre 30 e 40 minutos durante a execução dos testes nos equipamentos eletrônicos nos cruzamentos da cidade.


A aferição é realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM/MG), órgão responsável pela verificação metrológica dos equipamentos sujeitos a controle técnico, especialmente aqueles utilizados para medição de velocidade e demais funcionalidades que dependem de aferição oficial.

O procedimento é acompanhado por representantes do município e também da empresa contratada para implantação do sistema de fiscalização eletrônica.

Segundo a Sesuma, esta etapa faz parte do processo de implantação e validação técnica dos equipamentos, sendo necessária para verificar a regularidade, a precisão e as condições de funcionamento dos dispositivos antes da efetiva utilização no trânsito municipal.

A aferição busca assegurar que os equipamentos estejam em conformidade com os parâmetros técnicos exigidos, garantindo maior segurança jurídica, transparência e confiabilidade ao processo de fiscalização. Trata-se de uma medida técnica preventiva e indispensável para que o município avance nas etapas de implantação, com observância às normas aplicáveis.

A administração municipal reforça que a aferição não representa, por si só, o início imediato da operação dos equipamentos ou da aplicação de penalidades. O funcionamento efetivo do sistema dependerá do cumprimento das demais etapas técnicas, administrativas e operacionais, incluindo validações por parte do município e outras providências necessárias antes da entrada em operação.

Tag: fiscalização eletrônicaradaresSesumatrânsito
Postagem anterior

Medalha entregue por Trump a Flávio Bolsonaro provoca reação de aliados de Lula

Próxima postagem

Sebrae Minas leva turismo, gastronomia e artesanato à Feiraço 2026

Leia também

Conta de luz pode subir até 2050
Gerais

FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de luz

12 de junho de 2026
JEMG 2026 registra participação histórica em Minas
Gerais

JEMG 2026 registra participação histórica em Minas

11 de junho de 2026
Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga
Gerais

Mel Lisboa apresenta Tributo a Rita Lee pela Série MPB, em Ipatinga

11 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?