Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

Irã executa primeiros condenados por protestos de janeiro e amplia tensão internacional

Repressão às manifestações deixou milhares de mortos, segundo diferentes balanços

Cid Miranda por Cid Miranda
19 de março de 2026
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Irã executa primeiros condenados por protestos de janeiro e amplia tensão internacional

Repressão às manifestações deixou milhares de mortos (Imagem: Reprodução)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O governo do Irã confirmou, nesta quinta-feira (19), a execução de três homens condenados por envolvimento nos protestos de janeiro contra o regime. Segundo autoridades judiciais, os presos foram responsabilizados pela morte de dois agentes de segurança durante as manifestações.

De acordo com a agência Mizan, ligada ao Judiciário iraniano, as execuções ocorreram por enforcamento na cidade de Qom. Os condenados — Mehdi Ghasemi, Saleh Mohammadi e Saeid Davudi — foram sentenciados com base no crime de moharebeh, termo jurídico que pode ser traduzido como “inimizade contra Deus” e costuma ser aplicado a acusações relacionadas à segurança do Estado e espionagem.


As autoridades afirmam que os três atacaram os agentes com armas brancas e confessaram os crimes ao longo do processo. Ainda segundo a Justiça, as execuções foram realizadas após a confirmação das sentenças pelo Supremo Tribunal e a conclusão de todos os trâmites legais, com a presença de advogados de defesa.

REPRESSÃO E NÚMEROS DIVERGENTES

Os protestos, que pediam o fim da República Islâmica, foram reprimidos com violência. O governo iraniano contabiliza 3.117 mortos durante os confrontos, enquanto organizações independentes, como a HRANA, apontam que o número pode ultrapassar 7 mil vítimas. Estima-se ainda que cerca de 53 mil pessoas tenham sido detidas no período.

A resposta das autoridades iranianas tem sido alvo de críticas internacionais e aumentou a pressão de países como os Estados Unidos, que pedem a revisão de penas de morte relacionadas às manifestações. Segundo a Casa Branca, negociações diplomáticas chegaram a suspender centenas de execuções previstas.

Dados da Organização das Nações Unidas indicam que o Irã executou cerca de 1.500 pessoas em 2025, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

Em meio ao cenário de tensão, a Suécia confirmou que um de seus cidadãos também foi executado pelo regime iraniano. A informação foi divulgada pela ministra das Relações Exteriores, Maria Malmer Stenergard, na quarta-feira (18).

O homem era acusado de espionagem a favor de Israel. Segundo o governo iraniano, ele teria sido detido durante a guerra de junho do ano passado e mantido contato com agentes israelenses, além de receber treinamento em países europeus e em Tel Aviv.

As autoridades suecas afirmam que tentaram intervir diplomaticamente em diferentes níveis, mas o Irã negou acesso consular, alegando não reconhecer a dupla cidadania do acusado.

As execuções ocorrem em um contexto de crescente tensão no Oriente Médio, agravado por conflitos recentes envolvendo o Irã, Israel e os Estados Unidos.

Tag: condenadosexecuçãogoverno do Irãprotestos
Postagem anterior

Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad

Próxima postagem

Sertep inicia atividades de nova unidade no bairro Bethânia com foco em psicomotricidade

Leia também

Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 920
Mundo

Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

10 de julho de 2026
EUA sinalizam ao Brasil possível ofensiva contra facções e podem classificá-las como terroristas
Mundo

Israel alerta Estados Unidos sobre plano iraniano contra vida de Trump

10 de julho de 2026
Cantora galesa Bonnie Tyler morre em Portugal aos 75 anos
Mundo

Cantora galesa Bonnie Tyler morre em Portugal aos 75 anos

9 de julho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?