
Quase toda a Região Metropolitana do Vale do Aço enfrenta a interrupção do abastecimento de água
A Copasa divulgou nova na tarde desta terça-feira (12) informando que devido à falta de energia elétrica no Sistema Produtor do Vale do Aço, o abastecimento da cidade de Ipatinga e de alguns bairros de Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso continua interrompido. A previsão agora é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, até a manhã de quinta-feira (14). Isso levou a Prefeitura Municipal de Ipatinga a notificar oficialmente a empresa.
Em documento encaminhado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e o seu Departamento de Energia e Saneamento (Desa), a Prefeitura de Ipatinga notificou nesta terça-feira (12) o Distrito Regional da Copasa para que dê solução imediata ao problema de interrupção do fornecimento de água que há dias afeta vários bairros do município.
OBRIGAÇÃO LEGAL
Conforme o comunicado, “no exercício de seu papel fiscalizador e com base em relatos de moradores que se multiplicam desde a semana passada, o governo municipal cita o teor de cláusula de contrato segundo a qual a concessionária “é obrigada a garantir o suprimento adequado, continuidade e permanência do serviço de abastecimento”, sob pena de sanções por descumprimento de responsabilidades.
A Prefeitura de Ipatinga está cobrando o pronto restabelecimento do fornecimento de água em toda área do município, além de exigir da empresa que apresente justificativa aceitável para o período de interrupção dos serviços.
Segundo a notificação, “toda e qualquer nota emitida pela concessionária, relativa à prestação de serviços no município de Ipatinga, deverá ser também encaminhada ao Executivo, imediatamente, para ciência e tomada de providências pelo poder concedente, como forma de garantir a defesa dos interesses da população”.