O Ministério da Infraestrutura (MInfra) autorizou a emissão da Ordem de Serviço para obras de restauração e sinalização do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso. Serão investidos R$ 13,2 milhões em melhorias, que trarão mais segurança operacional ao aeroporto.
De acordo com informações divulgadas no site oficial do governo, os investimentos serão divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais – Seinfra (9%). Os recursos do Governo Federal são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
Serão realizadas obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, das taxiways, do pátio de aeronaves, além da execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do aeroporto. A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2021.
Conhecido como “Regional do Vale do Aço”, o aeroporto atende toda a Região Metropolitana do Vale do Aço, que compreende as três principais cidades, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Funciona desde o ano de 1959 e, atualmente, está sob gestão do Governo de Minas Gerais. Sua área possui 700.000 m², com uma pista de 2.004 m de extensão e 45 metros de largura. Possui um TPS com capacidade para atender 150 mil passageiros.