A Usiminas inicia nesta quarta-feira (29), uma nova rodada de pesquisa junto a moradores de 12 bairros do entorno da Usina de Ipatinga. Em função da pandemia da Covid-19, a iniciativa realizada pela CP2 Pesquisa, de Belo Horizonte, será feita por telefone e não presencialmente. O objetivo é avaliar a percepção da comunidade sobre questões ambientais e relativas ao material particulado, o chamado pó preto.
A ação faz parte do compromisso formal assumido pela Usiminas com a comunidade e o Ministério Público, em outubro do ano passado, de adotar medidas que possam minimizar, ainda mais, os impactos ambientais relacionados às operações industriais.
INICIATIVAS
Além das pesquisas de percepção da comunidade, a companhia iniciou, no mês de março, o monitoramento do material particulado. Também foram instalados canhões de névoa em diferentes pontos da Usina e reforçados os trabalhos de varrição mecânica e umectação das vias internas.
A Usiminas iniciou, ainda, a revitalização do cinturão verde ao redor da Usina e também está aplicando polímeros nas vias internas e sobre as pilhas de matérias primas. O polímero forma uma espécie de filme evitando o arraste dos materiais pela ação dos ventos.