A imunização contra o sarampo da população adulta na faixa etária de 20 a 49 anos, prossegue até o dia 31 de agosto em Timóteo, por determinação do Ministério da Saúde. O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, provocada por vírus, transmitida por gotículas de saliva ao falar, tossir e espirrar, que pode ser evitada pela vacinação, única forma de prevenção.
A campanha de imunização dos adultos é realizada de forma indiscriminada, ou seja, mesmo que a pessoa esteja em dia com a vacinação deve procurar uma unidade de saúde para se imunizar novamente, levando seu cartão de vacina. O município de Timóteo tem uma população estimada nessa faixa etária de aproximadamente 39 mil pessoas, porém, até o momento, foram vacinadas em torno de 2.600 pessoas.
“Como em todo o país, a cobertura está muito baixa, por isso fazemos um apelo às pessoas adultas para que procurem uma das salas de vacina disponibilizadas para regularizar sua situação vacinal e impedir a propagação da doença”, orienta a enfermeira Janeiva Pires, técnica referência do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida. As salas de vacinas estão funcionando nas Unidades Básicas de Saúde da Sede, Primavera, Alegre, Limoeiro, Macuco, Cachoeira do Vale, Ana Moura e Timotinho.
COMBATE
Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do Sarampo, porém, em 2018, devido as baixas coberturas vacinais, o Brasil enfrentou a reintrodução do vírus com a ocorrência de vários surtos em vários estados, totalizando mais de 10.326 casos da doença. Com objetivo de conter a doença, o Ministério da Saúde tem feito várias campanhas de vacinação contra o sarampo desde 2019.
É importante lembrar que a vacina contra o sarampo faz parte do calendário vacinal, sendo disponibilizada durante todo o ano.