Na busca por tornar-se uma empresa ainda mais diversa e inclusiva a cada dia, a Usiminas acaba de implantar em seu site a Handtalk, plataforma de tradução automática de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Agora, ao acessar a página, os visitantes poderão contar com a Maya, uma intérprete de libras virtual.
Trata-se de uma robô que usa inteligência artificial para traduzir conteúdos. A solução inclusiva e inovadora foi premiada pela ONU em 2013 como o Melhor Aplicativo Social do Mundo e traz acessibilidade a diversos sites de grandes empresas.
A Usiminas é umas das primeiras grandes empresas brasileiras a aderir a essa prática. “A chegada da Maya é parte de um esforço maior que a companhia vem fazendo para estar mais próximas das pessoas. A comunicação é uma ferramenta muito poderosa para a inclusão. Poder trazer acessibilidade para os nossos conteúdos é algo muito importante e estratégico para a empresa, afinal, nosso objetivo é poder conversar com todos e todas”, conta Ana Gabriela Dias Cardoso, diretora corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas. O Brasil tem atualmente cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva e apenas 1% dos sites brasileiros são considerados acessíveis aos surdos não alfabetizados.
Gabriela lembra, ainda, que a ação está alinhada aos objetivos do programa de Diversidade e Inclusão da Usiminas. A iniciativa, lançada em 2019, visa promover o tema, estimular o debate e proporcionar, na companhia, oportunidades de emprego, carreira e desenvolvimento a todos, independentemente de gênero, etnia, orientação sexual, entre outros. “Acima de tudo, queremos ajudar a criar um ambiente mais diverso e inclusivo e também gerar transformações na sociedade”, destaca a diretora.
COMO UTILIZAR
A Maya é a tradutora oficial de libras dos sites da Usiminas. Ela fica disponível em um botão ao lado direito de todas as páginas. Para usar a ferramenta, basta clicar e selecionar o trecho que deseja traduzir.
LIBRAS
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais.
Vale salientar que cada comunidade de surdos desenvolveu a sua própria língua de sinais, tal como cada povo desenvolveu sua língua oral, já que a a língua de sinais não é baseada em gestos ou mímicas.
Assim como existem várias línguas faladas no mundo, também existem várias línguas de sinais, como a LGP (Língua Gestual Portuguesa), ASL (American Sign Language), LSA (Lengua de Señas Argentina), LSF (Langue des Signes Française), entre outras.