Uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (9) revelou que, para a maioria dos brasileiros pesquisados (43,7%), o Brasil estaria pior se o ex-presidente Lula fosse o atual presidente.
No Nordeste, a percepção de que uma gestão do petista poderia ser ainda mais desastrosa é de 38%, índice superior ao número de entrevistados que acreditam que o Brasil seria melhor com Lula (36,4%).
Lula tentou emplacar uma candidatura em 2018, mas foi barrado pela Lei da ficha Limpa em função de várias condenações por lavagem de dinheiro e corrupção. Seu candidato, Fernando Haddad, foi derrotado no segundo turno por Jair Bolsonaro.
De acordo com o Portal Novo Norte, foi nos governos do PT que os cofres do Brasil foram saqueados pelos esquemas do Mensalão, Petrolão, desvios de dinheiro público para a construção de estádios da Copa do Mundo, dentre vários outros escândalos de corrupção envolvendo ministros e outras autoridades ligadas aos ex-presidente petistas.
METODOLOGIA
A pesquisa ouviu uma amostra de 2002 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros durante os dias 22 a 26 de janeiro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 872 entrevistas, 4,5% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 539 entrevistas, 6,0% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 301 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 290 entrevistas.
A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.