Após o anúncio da parceria entre a Mondelez Brasil, fabricante da marca Bis, com o youtuber Felipe Neto, o impacto sofrido pela empresa, extrapolou os limites das redes sociais e teve resultado direto nas finanças do conglomerado estadunidense. Na bolsa de valores brasileira, as ações da dona da marca Bis despencaram e fecharam na sexta-feira (13) com uma queda de mais de 5%.
LINHA DO TEMPO
No dia 6 de outubro, as ações da Mondelez fecharam cotadas a R$ 165,41. Já no dia 10 de outubro, o perfil da marca Bis na rede social X, antigo Twitter, compartilhou uma postagem do youtuber Felipe Neto em um jatinho, com uma embalagem do chocolate, na qual o influencer dizia: “Muito obrigado @BisOficial por estarmos juntos nessa jornada!”.
A reação foi imediata e vários internautas conservadores se posicionaram contra a marca. Com uma forte campanha de boicote, influenciadores como Thiago Asmar, do Canal Pilhado, e o analista de segurança Bene Barbosa, disseram que não consumiriam mais o produto. Tags como a #BisNuncaMais ganharam espaço nas redes.
CAMPANHA CONTRA A MARCA
A forte campanha contra o chocolate parece então ter afetado as ações da companhia. Na última sexta, a Mondelez viu seus papéis fecharem cotados a R$ 156,90, valor mais de R$ 8 menor que há uma semana, o que representa um percentual de 5,1% de queda. Em nota enviada ao site Meio & Mensagem, a marca se posicionou sobre o caso e disse que não há vínculo ou apoio político com os influenciadores contratados.
– A Mondelez Brasil, fabricante da marca BIS, reforça que suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza. Como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões – declarou a empresa.