Cerca de 500 estudantes e 70 educadores da rede municipal de ensino de Açucena, na região do Vale do Aço, participaram no último sábado, (7), da Feira Empreendedores do Futuro. O evento iniciou às 10h, no Parque de Exposição José Rosa Guimarães, e teve entrada gratuita para toda a comunidade.
A ação fez parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), promovido pelo Sebrae Minas para despertar o comportamento empreendedor no ambiente escolar. A feira contou com a presença de mais de 1.500 pessoas, além da apresentação 11 projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas da rede municipal de ensino, na educação infantil e ensino fundamental.
As temáticas abordadas envolveram o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos alunos, como feiras culturais e literárias, conscientização sobre alimentação saudável, benefícios das plantas medicinais e o resgate de brincadeiras tradicionais da infância. O propósito é criar um ambiente propício ao empreendedorismo. “Desenvolver o perfil empreendedor nos estudantes é fundamental. Nosso objetivo é prepará-los não apenas para o mercado de trabalho, mas capacitá-los para enfrentar desafios e a buscar soluções criativas na vida pessoal e profissional. São habilidades essenciais na atualidade”, destaca a analista do Sebrae Minas, Vanessa Silva.
A proposta para inserir a educação empreendedora nas escolas foi bem recebida pela secretária de educação de Açucena, Leda Madureira, que já percebe uma mudança positiva na dinâmica educacional da cidade. “Os professores estão ampliando o olhar sobre a necessidade de trabalhar um novo modelo de ensino, que confere aos alunos mais entusiasmo e vontade de aprender. Assim, esperamos que eles se vejam como protagonistas de suas próprias histórias”, complementa.
“Para o Instituto Cenibra a parceria com o Sebrae na realização da Feira Empreendedores do Futuro no município de Açucena é de extrema relevância por ampliar e promover o desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos empreendedores junto aos alunos e professores”, reforça a especialista pleno da coordenação socioambiental do Instituto Cenibra, Isabel Mônica.
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
No início de 2023, o Sebrae Minas capacitou os professores da rede municipal de ensino de Açucena por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O trabalho foi consolidado na Feira de Ideias, realizada em abril, com a apresentação dos projetos desenvolvidos durante a capacitação. Açucena é a quarta cidade a aderir ao programa de Educação Empreendedora na Região Metropolitana do Vale do Aço, que já está presente em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano.