Tomaram posse nesta quinta-feira (21) os novos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ipatinga. São 25 efetivos e 25 suplentes que atuarão num mandato de quatro anos.
Em decisão unânime dos novos conselheiros, Júlio César Teodoro, diretor da Defesa Civil Municipal, foi declarado presidente.
À frente do Conselho, Júlio anunciou dois projetos importantes: a criação dos núcleos de Defesa Civil e a efetivação do Fundo Municipal de Defesa Civil, aprovado anos atrás, mas desativado em função da pandemia.
“Nós pretendemos enviar à Câmara de Vereadores, o mais rápido possível, um novo projeto de lei para ativar o funcionamento deste Fundo. Essa medida é de extrema importância para qualificar as políticas de defesa social. Atualmente, muitos recursos de multas e outras verbas têm destinações diversas, sem favorecer os necessitados que foram atingidos por catástrofes. Nós queremos mudar isso”, disse.
O prefeito Gustavo Nunes parabenizou os novos conselheiros e fez questão de lembrá-los da importância da função deles no município. “Este conselho é uma necessidade e precisa funcionar adequadamente. Quero enfatizar que o trabalho de vocês é essencial. Com a efetiva participação dos conselheiros, esperamos levar a Defesa Civil a todos que precisarem”, disse.
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil possui representantes do Poder Público Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entidades de classe e associações de moradores, abrangendo em sua composição as nove regiões da cidade.