Por William Argolo Saliba (*)
Uma nova pesquisa indica que liberais e conservadores nos Estados Unidos divergem no modo como desumanizam uns aos outros em suas representações mentais. Enquanto liberais enfatizam mais a “selvageria” ao pensar em conservadores, estes destacam a “imaturidade” ao imaginar os liberais.
O estudo, conduzido por Christopher D. Petsko da Universidade da Carolina do Norte e Nour S. Kteily da Universidade Northwestern, buscou compreender melhor o fenômeno da desumanização política – a tendência de considerar membros de grupos políticos opostos como sub-humanos.
Através de uma técnica chamada classificação reversa de imagem, os pesquisadores estimaram como liberais e conservadores representam mentalmente uns aos outros. Participantes visualizaram centenas de pares de rostos e selecionaram aquele que mais se aproximava de sua imagem mental de um liberal ou conservador típico.
Os resultados revelaram que, de fato, os dois grupos políticos enfatizam dimensões distintas de desumanização. Nas representações mentais dos liberais, conservadores aparecem como mais selvagens e brutais. Já nas mentes dos conservadores, os liberais surgem como mais imaturos e infantis.
Além disso, o estudo sugere que os partidários estão cientes de como são desumanizados pelo grupo opositor. Suas meta-representações – a ideia que fazem de como o outro lado os imagina – parecem refletir com precisão as ênfases relativas de imaturidade e selvageria.
Os achados ajudam a elucidar as diferentes formas que a desumanização política pode assumir. Compreender essas nuances é fundamental para desenvolver intervenções que reduzam a animosidade e melhorem a precisão das percepções entre grupos rivais.
Numa época de intensa polarização política, pesquisas como essa se mostram essenciais. Ao jogar luz sobre os processos psicológicos que alimentam a hostilidade partidária, elas podem apontar caminhos para restaurar o diálogo democrático e construir pontes entre visões divergentes.
(*) William Argolo Saliba é químico, mestre em Química Orgânica, especialista em Teologia, autor de diversos artigos e livros científicos e terapeuta holístico.
Referência:
PETSKO, C. D.; KTEILY, N. S. Political (Meta-)Dehumanization in Mental Representations: Divergent Emphases in the Minds of Liberals Versus Conservatives. Personality and Social Psychology Bulletin, p. 1-15, 2023. DOI: 10.1177/01461672231180971. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01461672231180971.