A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou a assinatura do contrato de concessão da BR-381 com o grupo 4UM para o dia 2 de dezembro deste ano. A informação foi divulgada durante reunião com representantes do Movimento Pró-Vidas da BR-381 nesta quinta-feira (24).
A empresa assumirá a administração do trecho entre Caeté e Governador Valadares a partir de 2 de janeiro de 2025. O primeiro ano será dedicado às melhorias emergenciais na rodovia, incluindo serviços de ambulância e reboque 24 horas, além de recapeamento e manutenção geral da via.
Uma das principais novidades é a confirmação da duplicação no traçado original entre São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade e Nova Era. O projeto prevê a instalação de barreiras do tipo New Jersey para separação das pistas, garantindo mais segurança aos usuários.
Durante o encontro na ANTT, que contou com a presença do coordenador do Movimento Pró-Vidas, Clésio Gonçalves, e do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, foram esclarecidos detalhes sobre o cronograma das intervenções. Os representantes da agência, Carlos Alvisi e Allan Milagres, confirmaram que a cobrança de pedágio terá início apenas em janeiro de 2026.
O período inicial de operação também será utilizado para refinamento do projeto executivo da duplicação, incluindo os processos de desapropriações e reassentamentos necessários. A concessão representa um marco importante para a região, que há anos aguarda melhorias neste importante corredor viário do estado.
A BR-381 é considerada uma das principais artérias rodoviárias de Minas Gerais, conectando a região metropolitana de Belo Horizonte ao Vale do Aço e ao leste do estado. As obras de duplicação são esperadas para reduzir significativamente o número de acidentes no trecho, historicamente conhecido por sua periculosidade.