A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou para o dia 29 de agosto, na B3 (em São Paulo), a realização do leilão de concessão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares. A deliberação dos novos estudos será publicada nesta sexta-feira (17).
O modelo de concessão precisou ser alterado e retornou para a ANTT após análise do Tribunal de Contas da União (TCU). O edital para obras na BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté, um trecho que é considerado o mais complexo para duplicação da rodovia e, depois de dois leilões fracassados, o governo federal resolveu assumir a responsabilidade pelas intervenções.
Segundo um dos organizadores do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves, são constantes as reuniões em Brasília para buscar soluções que viabilizem a duplicação da BR-381, até Governador Valadares. E essa, foi mais uma etapa vencida, uma vez que o governo retirou da proposta de concessão, o trecho entre BH e Caeté, em razão das diversas desapropriações e reassentamento de famílias, facilitando o interesse das empresas.
Na saída de Belo Horizonte até Caeté, a duplicação será de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que fará licitação para as obras, sendo que o lote 8A já foi publicado o edital, e o lote 8B é aguardado para os próximos dias.
Entre Caeté e Governador Valadares, as obras de ampliação e melhorais serão feitas pela iniciativa privada através de concessão, ficando a empresa responsável por todo o investimento.
NOVO EDITAL
No novo modelo, foram retirados os lotes 8A e 8B, que ficam entre a Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana.
Essa será a quarta tentativa de concessão da BR-381. A última vez foi em novembro de 2023. Em todas elas nenhuma empresa se interessou em administrar a rodovia.
Na nova proposta, estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos no trecho de cerca 270 quilômetros entre a capital mineira e o entroncamento com a BR-262, em Governador Valadares.