O leilão da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, finalmente atraiu interessados após quatro tentativas frustradas do governo federal. Dois consórcios, liderados pelas empresas Aterpa e Opportunity, depositaram propostas para disputar a concessão do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais.
O certame, marcado para a próxima quinta-feira (29), é considerado o mais complexo leilão rodoviário do Brasil. A expectativa do governo era grande, pois havia preocupação com a possibilidade de não haver interessados pela quinta vez consecutiva.
Para tornar a concessão mais atrativa, o governo federal realizou alterações significativas no contrato. O valor de investimentos obrigatórios na rodovia foi reduzido de R$ 10 bilhões para R$ 9 bilhões. Além disso, a União assumiu a responsabilidade pela execução de dois lotes de duplicação, diminuindo assim o montante de aporte privado necessário.
O Grupo Aterpa, com sede em Belo Horizonte, é comandado pela família Salazar e composto pelas construtoras Aterpa, Sam e JDantas. Já o Grupo Opportunity é liderado pelo empresário Daniel Dantas, também principal acionista da Equatorial Energia, que recentemente arrematou a Sabesp no maior leilão brasileiro de 2024.
A BR-381 recebeu o apelido de “rodovia da morte” devido ao elevado número de acidentes registrados no trecho. A concessão tem como objetivo melhorar as condições de tráfego e segurança da via, que é crucial para o escoamento da produção e o deslocamento de pessoas entre importantes regiões do estado de Minas Gerais.
O contrato de concessão terá validade de 30 anos, período durante o qual a empresa vencedora será responsável pela administração, manutenção e realização de melhorias na rodovia. As mudanças implementadas pelo governo federal visam garantir a viabilidade econômica do projeto e, ao mesmo tempo, assegurar os investimentos necessários para a modernização da infraestrutura.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, já havia antecipado no início de agosto que a nova configuração da concessão havia atraído o interesse de potenciais investidores. A presença de dois grupos empresariais de peso no leilão confirma essa expectativa e representa um avanço significativo para o programa de concessões rodoviárias do governo federal.
A disputa entre Aterpa e Opportunity promete ser acirrada, dado o perfil e a experiência de ambas as empresas no setor de infraestrutura. O resultado do leilão será aguardado com grande expectativa, não apenas pelo governo, mas também pelos usuários da rodovia e pela população das regiões afetadas, que anseiam por melhorias na segurança e na qualidade do tráfego na BR-381.
O sucesso deste leilão pode servir como um importante indicador para futuros projetos de concessão de infraestrutura no país, demonstrando que, com os ajustes adequados, é possível atrair investimentos privados para obras de grande porte e complexidade.