Uma comitiva liderada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) esteve em Bruxelas, sede da União Europeia, para apresentar às autoridades locais o setor de florestas plantadas brasileiro, abordar preocupações sobre a EUDR, o Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento, e oferecer soluções de conformidade desenvolvidas pelas empresas associadas. A Cenibra foi representada pelo diretor Industrial e Florestal, Júlio César Tôrres Ribeiro, e pelo diretor comercial, Jun Yoshino.
Segundo dados da Ibá, o setor de celulose e papel está livre de desmatamento e degradação florestal por décadas e atualmente o Brasil fornece cerca de 60% da demanda europeia por celulose de fibra curta. A Cenibra é parte integrante dessa cadeia de abastecimento, uma vez que está entre os principais destinos de exportação da celulose da empresa.
Os integrantes da missão expuseram a representantes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia como as empresas nacionais estão se preparando para atender às novas exigências para comércio e exportação previstas na EUDR. Em uma das reuniões, o diretor Júlio Ribeiro teve a oportunidade de apresentar a Cenibra às lideranças europeias.
Responsável por manejar uma área de 254 mil hectares, sendo 105 mil hectares de áreas preservadas, a Cenibra destaca-se no manejo florestal responsável e tem contribuído diretamente para o fortalecimento das ações nacionais de conservação da biodiversidade. Nas áreas da empresa, estão presentes pelo menos 600 espécies de fauna e 620 espécies de flora arbórea, além de 4.500 nascentes preservadas.