Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião Amauri Meireles

A necessidade do Conselho Nacional de Polícia

Redação por Redação
3 de junho de 2024
em Amauri Meireles, Opinião
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Operação Semana Santa terá 2 mil policiais em blitze nas rodovias mineiras

Cerca de 2 mil policiais vão fiscalizar as estradas mineiras (Foto: Marcilene Neves/PMMG)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Amauri Meireles (*)

Assunto recorrente em debates públicos e em rodas sociais é, certamente, a (IN)Segurança, que tem origem na ocorrência de vulnerabilidades no ecossistema e de ameaças do homem contra o homem, do homem contra a natureza e da natureza contra o homem.


Por quê? Porque nosso bem maior – a vida – está permanentemente em xeque, em razão de riscos, perigos, receios, medos, que variam em frequência e em intensidade. Assim, através da controvérsia, buscam-se alternativas, de prevenção e de correção, para esses inquietantes e preocupantes acontecimentos.

Observa-se que, em grande maioria, as discussões abordam, de um lado, fatos sociais (os crimes mais frequentes – contra a pessoa e contra o patrimônio) e, de outro, fenômenos sociais (os lamentáveis e lamentados desastres – ênfase nas calamidades). De passagem, vejam-se os recentes episódios no Rio Grande do Sul.

É importante anotar que esses eventos podem, ou não, ser previstos, controlados, mitigados e impedidos, se priorizado o princípio da antecipação em lugar da “administração por susto”, cuja primeira providência é instalar o “gabinete de crise”.

Observa-se que, sobre a Insegurança em nossa sociedade, os mecanismos de proteção, as Defesas – que visam a reduzir referida insegurança, na busca do utópico ambiente de segurança – estão presentes em todos os ministérios que têm responsabilidade com o provimento da proteção, mas a coordenação geral e as peculiares não se processam adequadamente em razão de, minimamente, dois fatores impeditivos: o desacerto conceitual e o desarranjo estrutural.

O desacerto conceitual tem origem na ausência de uma linguagem corporativa, genuína, que descreva, tipifique, caracterize vocábulos periféricos, vinculados às palavras proteção, defesa e segurança. E seria interessante começar pela explicação do significado destas três últimas. Então, se o sentido de certos termos não está claro, está confuso, dúbio, equivocado, obviamente decorrerá o desarranjo estrutural, vale dizer, teremos um arcabouço desorganizado, desarrumado. O produto final é que a responsabilidade não fica nitidamente definida, o que impede cobranças e correções.

Seria interessante lembrar que, em relação à Insegurança, as instituições encarregadas da proteção do ecossistema são as Polícias. Esses órgãos conversavam muito pouco entre si, raramente trocavam experiências ou faziam intercâmbios até que, em 1982, a Inspetoria Geral das Polícias Militares lançou o Manual Básico de Policiamento Ostensivo, distribuído para todas as Forças Públicas Estaduais (PM). Foi um despertar para a criatividade, a inovação, a renovação, para a produção de novos manuais, trabalhos acadêmicos (artigos, monografias, teses). Começava a sedimentar-se a genuína doutrina policial.

As demais Polícias também se movimentaram, se aprimoraram. Contudo, ainda há um vazio que prejudica o trabalho policial. Ainda que o Ministério Público exerça o controle externo da atividade (CF/88 – Art. 129, inciso VII), as instituições policiais ressentem-se da falta de um órgão superior que, respeitando as várias realidades culturais existentes em nosso país, acompanhe, oriente, controle internamente seus desempenhos, evitando equívocos, superposições, desvios de finalidade e, simultaneamente, estabeleça normas, expeça diretrizes que visem à efetividade em suas missões. Carecem de um Conselho Nacional de Polícia (CNP), nos moldes de como fizeram o Poder Judiciário e o Ministério Público, dentre outras instituições, ao se qualificarem mais ainda, criando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A troca de informações, diretrizes, transparência, coordenação, controle que foram incrementados, resultaram em melhores resultados nas atividades e maior confiança no desempenho das funções peculiares a cada órgão.

O CNJ celebra a transparência e o controle na Política Judiciária, na Gestão, Na Prestação de Serviços à População, na Moralidade e na Eficiência dos Serviços. Já o CNMP atua buscando o desenvolvimento, o fortalecimento e o aprimoramento do Ministério Público.

O CNP atuaria conforme o CNMP, celebrando os propósitos do CNJ, trabalhando, minimamente em: uniformização de rotinas e procedimentos; esforços integrados em operações; estruturação das redes de inteligência policial, de tecnologia, de informação e comunicação; auxiliar na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas vinculadas à atividade policial; identificar inexistência, insuficiência, deficiência de ações no âmbito governamental, fora do sistema policial, que afetem a defesa da sociedade e do meio ambiente, e sugerir medidas corretivas.

Ao final, lembra-se que, através da Lei nº 13.675, de 2018, foi criado o Sistema Único de Segurança Pública e Defesa Social, foi instituída a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, além de propor constituição dos Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

É uma lei muito importante, mas que necessita de revisão, face o desacerto conceitual e o desarranjo estrutural de que falamos acima. E os Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social não têm o mesmo propósito do Conselho Nacional de Polícia.

(*) Coronel Veterano da PMMG. Foi Comandante da Região Metropolitana de BH e do 14º Batalhão de Ipatinga

Tag: PMMGPolícia Militarsegurança pública
Postagem anterior

Referência no tratamento do câncer, Oncologia do HMC completa 13 anos sob gestão da FSFX

Próxima postagem

As mudanças na regra do IPVA sacrificarão ainda mais os brasileiros

Leia também

Enfrentar rinoceronte com estilingue
Amauri Meireles

Enfrentar rinoceronte com estilingue

5 de maio de 2025
Planejamento antifrágil: como blindar suas finanças contra imprevistos
Alice Costa

Planejamento antifrágil: como blindar suas finanças contra imprevistos

3 de maio de 2025
Guarda Municipal: reforçando a salvaguarda social
Amauri Meireles

Guarda Municipal: reforçando a salvaguarda social

29 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O novo Papa é Conservador ou Progressista?

    O novo Papa é Conservador ou Progressista?

    8 de maio de 2025
  • Shopping Vale do Aço tem nova gerente de Marketing

    Shopping Vale do Aço tem nova gerente de Marketing

    8 de maio de 2025
  • Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

    Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

    8 de maio de 2025
  • Janja vira alvo de nova ação na Justiça por gastos em viagem oficial

    Janja vira alvo de nova ação na Justiça por gastos em viagem oficial

    8 de maio de 2025
  • Inscrições prorrogadas para cursos no Instituto do Inox

    Inscrições prorrogadas para cursos no Instituto do Inox

    8 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?