Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Opinião Amauri Meireles

Ainda, a (in)segurança pública

Redação por Redação
15 de janeiro de 2024
em Amauri Meireles, Opinião
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Ainda, a (in)segurança pública

Segurança: preocupação da população brasileira (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Amauri Meireles (*)    

Segurança pública tem sido motivo de enorme preocupação da população brasileira e, ao reverso, de insuficiente/ineficiente/deficiente ocupação do governo.


A expressão “balaio de gato” retrata muito bem o que está ocorrendo com esse preocupante tema, gerador de insidiosa devastação social.

Sazonalmente, surgem tentativas de organizá-la, com ideias aqui, propostas ali, mas, ao final, constata-se que, quando operacionalizadas, essas medidas pontuais, no mínimo, são rasas, paliativas e descontínuas.

Por que isso acontece? A resposta exige que se elenque um extenso rol de falhas. Contudo, diríamos, resumidamente:

– O problema sempre foi mal definido e, em consequência, sempre foi mal estruturado. A começar pela sua conceituação. Afinal, o que é Segurança Pública? Seria, como vem sendo tratada, apenas e tão somente a contenção da criminalidade, em particular a violenta? E, as demais ameaças à preservação da vida e à perpetuação da espécie, o que seriam, onde seriam enquadradas?

– A abordagem da insegurança tem sido, via de regra, sobre o “quê” está acontecendo e, raramente, “por quê” isso está ocorrendo, isto é, o pleito é mitigar a insegurança, porém, as ações, em maioria, conseguem simplesmente controlar a estatística criminal, que se comporta como uma contemporânea hidra de Lerna. É que, enquanto as causas não forem atacadas, com efetividade, os números e formas dessa ameaça – criminalidade – serão vistos em uma angustiante espiral. Então, o mais cômodo, o mais equivocado comportamento tem sido culpar as Polícias, que trabalham na ponta da linha, para onde fluem referidas causas, sobre as quais, paradoxalmente, elas não atuam. Assim, o grande equívoco, estimulado por disfemistas dissimulados, é que um cristalino problema sociopolítico vem sendo tratado como um macroproblema policial.

– Dois pilares da sociedade – Ordem e Autoridade – estão bastante corroídos e, consequentemente, assiste-se ao incremento da desordem, seja através da dissonante incapacidade de legislar, administrar e fiscalizar a estrutura, a organização e o funcionamento do Estado, seja na frequente desobediência às regras sociais e/ou no rotineiro desrespeito aos valores sociais. Absurdos que não acontecem em tradicionais culturas!…

– Havia carência de uma política pública para essa área, o que foi solucionado. Entretanto, o seu desdobramento exige engajamento, envolvimento de outros ministérios e órgãos afins, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). É fundamental entender-se que Insegurança pública é um estorvo que não cabe, apenas à polícia, remover.

Seria interessante que o primeiro trabalho do ministro Lewandowski, à frente do MJSP, fosse examinar a oportunidade (conveniência e necessidade) e, por certo, sugerir o desmembramento desse órgão, ressurgindo o Ministério da Segurança Pública, coordenador dos esforços federais, estaduais e municipais nessa área.

O segundo seria combater disfemismos, dentro e fora de seu ministério, que, quase sempre, têm o propósito de garantir sinecuras, desacreditando Instituições seculares, o que exerce nefasta e substancial influência negativa na sensação de Insegurança.

Lembre-se que, ao final de 2019, o MEC reconheceu as Ciências Policiais como um ramo do conhecimento, distinto das Ciências Jurídicas e de outras ciências.

Portanto, entende-se, está passando da hora de se colocar à frente desse novel ministério, um profissional da área, que tenha Conhecimento e, sobretudo, Experiência; que sabe onde estão os fatores, principalmente fora da Polícia, que obstaculizam a redução da insegurança.

E um policial de carreira, técnico, certamente está qualificado para participar de concreto esforço estatal, visando a reinstalar-se um ambiente de convivência harmoniosa e pacífica.

*Amauri Meireles é coronel veterano da PMMG, foi comandante da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do 14º Batalhão em Ipatinga, membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e membro da Academia de Letras Capitão PM João Guimarães Rosa

Postagem anterior

Cemig disponibiliza posto de troca de lâmpadas em Ipatinga

Próxima postagem

Timóteo intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Leia também

Fronteiras, ideologias e o clamor por paz em um contexto geopolítico e o espiritual
Opinião

Fronteiras, ideologias e o clamor por paz em um contexto geopolítico e o espiritual

30 de junho de 2025
Em cartaz: “Os Inseparáveis”; estrelando Lula e Alexandre Silveira
Opinião

Em cartaz: “Os Inseparáveis”; estrelando Lula e Alexandre Silveira

21 de junho de 2025
O fim da isenção das LCIs e LCAs: como a nova medida provisória impacta seu bolso
Alice Costa

O fim da isenção das LCIs e LCAs: como a nova medida provisória impacta seu bolso

21 de junho de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Minas divulga resultado das inscrições para o Curso de Formação de Examinador de Trânsito

    Minas divulga resultado das inscrições para o Curso de Formação de Examinador de Trânsito

    30 de junho de 2025
  • Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam hoje

    Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam hoje

    30 de junho de 2025
  • Ipatinga amplia serviço especializado em saúde com o novo SAE Ampliado

    Ipatinga amplia serviço especializado em saúde com o novo SAE Ampliado

    30 de junho de 2025
  • Fronteiras, ideologias e o clamor por paz em um contexto geopolítico e o espiritual

    Fronteiras, ideologias e o clamor por paz em um contexto geopolítico e o espiritual

    30 de junho de 2025
  • HMC ultrapassa 3 mil cirurgias cardíacas e se destaca como referência em Minas Gerais

    HMC ultrapassa 3 mil cirurgias cardíacas e se destaca como referência em Minas Gerais

    30 de junho de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?