A Prefeitura de Coronel Fabriciano entregou nesta segunda-feira (4), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) aos munícipes. A UBS, ‘Walter Lopes Soares’, foi construída na Rua Dezenove, no Silvio Pereira II, e chega para fortalecer e ampliar a atenção básica, além de proporcionar melhor qualidade de vida para cerca de 5 mil moradores dos bairros Silvio Pereira II, São Vicente e Residencial Buritis.
“A gente se comprometeu em entregar essa Unidade de Saúde que já está funcionando há cerca de três meses, mas por causa do período eleitoral optamos por não fazer a inauguração naquela ocasião. Hoje, estamos aqui com essa solenidade em respeito ao Walter, o Waltinho da Saúde, e a família dele. Esse mês ainda vamos inaugurar a UBS do Manoel Maia, com sede própria, pois, hoje ela funciona em imóvel alugado”, pontuou o prefeito, Marcos Vinicius.
Com investimento de R$ 1,4 milhões de reais, em recursos próprios, e mais R$ 1 milhão em equipamentos, a unidade além de ampla se propõe a receber os usuários com carinho e atenção, humanizando o atendimento.
O novo equipamento possui 272 m² (metros quadrados) de área construída e conta com 6 consultórios, sendo 1 odontológico, farmácia, salas de vacina, curativo e medicação. “Para melhorar a saúde temos que fortalecer a atenção básica que é a porta de entrada do serviço público. Entregando essa obra a gente consegue trazer mais humanização nos atendimentos da Unidade de Saúde”, ressalta Ricardo Cacau, secretário de Governança da Saúde.
Conforme a administração municipal, outras 4 UBS devem ser construídas nos próximos anos, nos bairros Serra Azul, São Domingos, Santa Terezinha e Córrego Alto.
HOMENAGEM
A unidade básica de saúde recebe o nome de Walter Lopes Soares, por meio da lei municipal nº 3.400/2023. “Waltinho”, como era conhecido, nasceu em Itabirinha de Mantena, mas se mudou para Coronel Fabriciano ainda criança e na cidade trilhou caminhos variados, marcando presença no comércio local e contribuindo com o crescimento de várias empresas.
Em 1981, juntamente com a esposa Margareth e filhos foram a segunda família a se estabelecer
no Silvio Pereira II. Três anos depois, enfrentou a encefalite, que deixou sequelas parciais e o levou à aposentadoria por invalidez.
Longe de se render às adversidades, encontrou nos serviços voluntários sua verdadeira vocação. Waltinho foi um pilar essencial na comunidade, por mais de 30 anos, engajando-se ativamente como conselheiro na Associação do Deficientes Físicos (ADEFIVA), em prol dos idosos e assistência social. Ao perceber as necessidades crescentes do bairro Silvio Pereira II, foi co-fundador da Associação dos Moradores do Silvio Pereira II (AMSPII), uma entidade que se tornou vital para a comunidade.
“Eu fiz parte de muitos momentos dele aqui. E mesmo com o coração apertado, a gente fica muito feliz porque essa homenagem é merecida por todo trabalho e dedicação que ele teve no bairro”, fala Margareth Maria do Carmo Soares, viúva do homenageado.
Serviço:
UBS Silvio Pereira II
Endereço: Rua Dezenove, 04
Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 16h