A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (31/10) a Operação Shopper em Ipatinga, para combater um esquema de importação ilegal de produtos. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais do investigado.
As investigações revelaram um elaborado esquema de introdução irregular de produtos importados no mercado nacional, incluindo eletrônicos, cosméticos, perfumes, bebidas e artigos de moda. O suspeito burlava os procedimentos legais de importação, caracterizando o crime de descaminho.
A operação, autorizada pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Ipatinga, busca fortalecer o conjunto probatório já existente contra o investigado. A prática criminosa não apenas causava prejuízos aos cofres públicos pela sonegação de impostos, mas também afetava diretamente a concorrência leal no comércio local.
O trabalho conjunto entre a Polícia Federal e a Receita Federal integra o combate aos crimes fiscais e econômicos. A operação recebeu o nome de “Shopper” em referência à natureza comercial das atividades investigadas.
O descaminho, além de configurar crime contra a ordem tributária, prejudica comerciantes que trabalham dentro da legalidade e pagam seus impostos regularmente. As mercadorias irregulares costumam entrar no país sem a devida fiscalização, podendo representar riscos aos consumidores por não passarem pelos controles de qualidade exigidos pela legislação brasileira.