Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

O governo único da América Latina

Redação por Redação
7 de agosto de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
O governo único da América Latina

Governo único da América Latina (imagem: IA)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Muito se difunde atualmente, nos canais conservadores, a constatação que “a cada dia a Venezuela se parece mais com o Brasil” ou “o Brasil se parece cada vez mais com a Venezuela”.


Tal queixa provém da comparação entre os recentes acontecimentos na Venezuela, as ações governamentais e de seu Poder Judiciário, relativas aos manifestantes contrários ao sistema atual e também aos líderes oposicionistas. De imediato é feita a ligação com nosso 8 de janeiro, reações do Judiciário brasileiro e mesmo frases e expressões são rememoradas por conterem – tais como os fatos – semelhanças patentes.

As alegações primeiras dos conservadores é que ambos os governantes – Nicolás Maduro e Lula – seriam “ditadores” e, portanto, adotariam um modo de ação semelhante. Motivados apenas por esta causa, objetivariam somente a preservação de seus supostos poderes absolutos.

A resposta está errada por não apontar a causa primeira de tudo, simplificando o problema apenas em responsabilidades pessoais, argumentos “ad personam”.

Penso que a raiz do problema encontra-se fora do território brasileiro e talvez a última pessoa a desgastar-se em alertas sobre tal perigo tenha sido o falecido professor e filósofo Olavo de Carvalho, que insistentemente lembrava: “quem governa a maioria dos países da América Latina é o Foro de São Paulo” – e aqui deixo público que compartilho de sua opinião.

Vamos aos fatos: o Foro de São Paulo é, em tese, uma conferência de partidos e organizações de esquerda na América Latina e no Caribe, fundada em 1990 por iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, pelas mãos de Luís Inácio Lula da Silva, e do então presidente cubano Fidel Castro. Alega-se a criação do Foro como resposta ao suposto “colapso” do bloco soviético e ao “avanço das políticas neoliberais na América Latina”, com o objetivo de reunir forças de esquerda para discutir – e impor – alternativas ao modelo econômico e político predominante na época.

O primeiro encontro desta organização ocorreu de 1 a 4 de julho de 1990 e contou com a presença de 48 organizações de 14 países, e todo brasileiro deve saber os integrantes verde-amarelos que lá estiveram:

– Partido dos Trabalhadores (PT)

– Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

– Partido Democrático Trabalhista (PDT)

– Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Alguns dos principais fundadores e membros de outros países incluem:

– Fidel Castro (Cuba), líder da Revolução Cubana e ex-presidente de Cuba

– Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) (Nicarágua)

– Evo Morales, do Movimiento al Socialismo (MAS) (Bolívia)

– Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) (El Salvador).

– Partido da Revolução Democrática (PRD) (México).

– Partido Comunista de Cuba (PCC).

Tal organização conseguiu, ao longo do tempo e de eficaz propagação gramscista de seus valores e ideias, eleger presidentes na maioria dos países da América Latina – os quais, disciplinados, obedecem a agenda preconizada pelo Foro (daí a semelhança entre as ações de seus governos) e que inclui, entre outras ambições, a criação da “Pátria Grande”, que seria a unificação de todos os países sul-americanos em uma única e socialista república, aos moldes da antiga União Soviética.

Este intento exigiria – além da aplicação das teses da Escola de Frankfurt (“destruição total de tudo, para que do caos surja algo novo e melhor”) – muito dinheiro, a fim de financiar campanhas eleitorais, comprar a boa vontade da grande mídia e de políticos, além do completo aparelhamento de todo o estamento burocrático e do sistema de ensino. E onde obter este dinheiro?

É sabido que o pensamento esquerdista não leva em conta os “decadentes valores morais da burguesia cristã” e, por isso, jamais houve escrúpulos em associarem-se ao crime. Tal fato é relatado pelo conhecido jornalista e escritor Fernando Gabeira, ao narrar em seu livro “O Que é Isso, Companheiro?” suas estreitas relações com criminosos, nas prisões onde esteve durante o regime militar.

Deste modo, não foi por mero acaso que Lula – sempre ele – trabalhou para que as FARC colombianas criassem um braço político oficial, instituindo um partido que, pasmem, exibe a mesma sigla porém com significado mais, digamos, “potável”.

Em 2016, após um acordo com o governo colombiano, as FARC incluíram em suas atividades um partido político, adotando o nome Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común (mantendo a sigla FARC).

E assim, em um passe de mágica, o dinheiro infinito do tráfico internacional de drogas passou a abarrotar os cofres do Foro de São Paulo, bem como seus interesses criminosos foram acolhidos pelos políticos associados a tal entidade. Se hoje acusa-se a Venezuela e outros países de serem “narco-estados”, a origem de tal demanda está aí.

Mas não ficou somente nas FARC: o Cartel de los Soles é uma organização criminosa – também agindo no tráfico internacional de drogas – que atua na Venezuela, composta principalmente por altos membros das forças de segurança do país, incluindo oficiais militares. Há alegações e acusações de que membros do governo venezuelano, especialmente dentro das Forças Armadas, estão envolvidos em atividades de narcotráfico associadas a esse cartel.

Para sermos comedidos, diremos que o governo venezuelano, liderado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) – membro ativo do Foro de São Paulo – e algumas figuras políticas venezuelanas são suspeitas de envolvimento com o Cartel de los Soles, e isso levanta desconfianças de que possa haver uma sobreposição indireta de indivíduos entre as esferas políticas – Foro de São Paulo – e aquelas associadas ao cartel.

Deste modo temos uma organização internacional, financiada pelo crime e que elegeu os presidentes da maioria dos países do cone sul. Isso explica a semelhança nos modos de agir destes governos bem como a crescente suspeita de todos eles estarem – em maior ou menor grau – envolvidos com o tráfico internacional de drogas.

Se há alguma verdadeira intenção em mudar os destinos de nosso país, há que se declarar o Foro de São Paulo como uma organização terrorista, bem como fazer valer o que nossa lei já prescreve; como seja, a proibição de partidos políticos associarem-se a organismos internacionais – e tal lei jamais foi cumprida no Brasil.

Brasil, Venezuela, Colômbia, Bolívia e tantos outros estão, infelizmente, sob uma só e criminosa governança – que, sequer, está no país.

É hora de providências.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: América Latinacanais conservadoresgovernantesgoverno únicoWalter Biancardine
Postagem anterior

Aterosclerose, principal causa de morte no mundo pode ser prevenida

Próxima postagem

Democracia, liberdade e felicidade não são objetivos

Leia também

Como renovar a casa em 5 passos, sem gastar muito
Sem Categoria

Como renovar a casa em 5 passos, sem gastar muito

4 de janeiro de 2025
Sonda chega ao Sol e desvenda segredos da estrela mais próxima
Sem Categoria

Sonda chega ao Sol e desvenda segredos da estrela mais próxima

31 de dezembro de 2024
Brasil reafirma posição de defesa da vida desde a concepção
Sem Categoria

Senadora questiona reuniões entre Lula e ministros do Supremo

24 de novembro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?