Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Juristocracia x parlamento

A democracia exige separação clara de poderes

Redação por Redação
4 de julho de 2025
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Juristocracia x parlamento
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Walter Biancardine (*)

O que aconteceu ontem no Brasil não é apenas um atropelo constitucional. É uma bofetada com anel de sinete na cara de todo cidadão minimamente lúcido. Um único ministro – o Xande, o homem que não dorme sem um lampejo autoritário – suspendeu uma decisão soberana e legítima dos plenários da Câmara e do Senado, tomada por vasta maioria.


Um único juiz fecha o Congresso. E o país inteiro abaixa a cabeça, transformando o Brasil em um pátio escolar, administrado por inspetores de toga.

A medida tomada pelo ministro Xande, que suspendeu não apenas o decreto presidencial de aumento do IOF, mas também o PDL aprovado por ampla maioria no Congresso para reverter esse imposto, representa o ápice de um jogo sujo da Corte Maior – uma “tesoura por trás” que, na prática, fecha o Legislativo.

ONDE ESTÁ O GROTESCO?

  • Um único juiz, sem pestanejar, anulou o veredicto de plenários da Câmara (383 x 98) e do Senado – decisões legítimas tomadas por maioria expressiva.
  • O Congresso, cumprindo seu papel constitucional, deu um chega pra lá no governo, considerando o aumento “ilegal” e de “caráter meramente arrecadatório” – algo vedado por lei, conforme reconhecido por Haddad. O jogo político seguiu, fim de papo.
  • Eis que surge Xande, invocando um nebuloso “indesejável embate” entre os Poderes, suspendendo tudo e convocando uma “conciliação” – como se a corte fosse terapeuta do Executivo ou estivesse revestido do papel de Poder Moderador.

Isso não é mediação institucional: é dit@dur@ judic@al.

Sim: um homem sozinho, vestido de toga e vaidade, anulou a vontade de 481 parlamentares eleitos pelo povo brasileiro. O crime? O Congresso ousou contrariar o desejo arrecadatório do governo Lula, que queria enfiar mais um imposto goela abaixo do contribuinte.

Mas dane-se o mérito. Dane-se a Constituição. Dane-se a independência entre os Poderes. O que importa agora é a “harmonia”, segundo os critérios da Corte Maior: se o Congresso ousa se opor ao Executivo, o Judiciário intervém, censur@, suspende e humilha – tudo sob a capa perfumada da “moderação” e da “democracia”, tal qual fizeram com a instituição da censura sobre as redes sociais.

O NOVO REGIME BRASILEIRO

A justificativa para o golpe jurídico? Um “indesejável embate” entre os Poderes. Ora, essa “conciliação” é eufemismo para submissão forçada. Trata-se de uma chantagem de alto nível: ou o Congresso ajoelha, ou a Corte Maior vem com tudo. E o pior é que a Câmara já está de quatro e, na prática, fechada.

Chamar isso de “mediação” é zombar do vocabulário político. O que temos é usurpação direta da função legislativa, fechamento do Congresso e a cristalização de um novo tipo de tirania: a tirania hermenêutica, onde um juiz interpreta a realidade como bem entende, reescreve a lei, julga a motivação dos deputados e governa na prática.

Não estamos mais numa democracia: estamos num juristocracia do medo. Uma oligarquia de semideuses togados, que sorriem para as câmeras enquanto destroem a República por dentro.

A Corte Maior, em vez de aplicar a lei, agora regula aumento de impostos – uma atribuição inegavelmente do Congresso e do Executivo. Isso não é falha institucional, é proclamação de supremacia, um golpe de toga.

O CÚMPLICE: HUGO MOTTA, O MORDOMO

Mas talvez nada seja tão indigesto quanto a reação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, cuja resposta soou como um agradecimento servil. Disse ele:

“A decisão do ministro Ale*****e de M****s evita o aumento do IOF em sintonia com o desejo da maioria do plenário da Câmara […] Continuamos abertos ao diálogo institucional, com respeito e serenidade…”

É a institucionalização da covardia. É como se um carcereiro invadisse sua casa, acorrentasse sua esposa na cozinha, e você, emocionado, oferecesse café com biscoitos. Hugo Motta não defendeu o Congresso – ele assinou a rendição em papel timbrado. Tornou-se, de fato, um porta-voz informal da Corte Maior. Não existe um único traço de indignação, repúdio ou firmeza. É a genuflexão como método político.

Esqueceu de dizer: “obrigado por pisotear nosso papel constitucional”. Aplaudir o usurpador é trair a democracia. Se a Corte Maior fecha o Congresso e sua resposta não é retomar o plenário, é corromper o espírito da República.

A CONCLUSÃO QUE CHEIRA A PODRE

Xande, sozinho, atropelou o Legislativo. Negou a voz da maioria, impôs o arbítrio judicial e instaurou a dit@dur@ da toga. Na carta de agradecimento de Hugo Motta, escancarou-se a cumplicidade entorpecida do centro político. É a institucionalização do controle judicial sobre leis e impostos.

Chega de ensaios de conciliação. A democracia exige separação clara de poderes, não esse espetáculo de conchavo entre a Corte Maior, Executivo e uma Câmara submissa. Se isso não é fechamento do Congresso, o que será?

ENQUANTO ISSO, LÁ NOS ESTADOS UNIDOS…

Hoje é 4 de julho, dia da independência americana. O povo de lá celebra a coragem de homens que preferiram a guerra à servidão, a pólvora à humilhação. Homens que assinaram com sangue o rompimento com o absolutismo, que fundaram uma nação sobre o princípio inegociável da liberdade e da separação dos Poderes.

E nós, aqui? Somos convidados diariamente para um “Tea Party”, mas que esqueceram de enviar o aviso RSVP.

Resultado? A mesa está posta, mas vazia.

O povo brasileiro, além de mal educado, é covarde. Tem medo de gritar, medo de sair às ruas, medo até de pensar por conta própria.

“A continuar esta forma de governo, um dia o gangsterismo e a máfia tomarão conta do país, exigindo forças exógenas para libertá-lo”

General. Olympio Mourão Filho, 1964.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: Câmara FederalIOFSenado
Postagem anterior

Ensino técnico impulsiona carreiras e garante empregabilidade no Vale do Aço

Próxima postagem

Ministério da Saúde corta SAMU de Ipatinga e exige devolução milionária da prefeitura

Leia também

A Espada de Dâmocles e o sonho
Walter Biancardine

A Espada de Dâmocles e o sonho

29 de junho de 2025
Um paliativo chamado Tarcísio
Walter Biancardine

Um paliativo chamado Tarcísio

21 de junho de 2025
Candidato da direita ou o fantoche do sistema?
Walter Biancardine

Candidato da direita ou o fantoche do sistema?

15 de junho de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Ministério da Saúde corta SAMU de Ipatinga e exige devolução milionária da prefeitura

    Ministério da Saúde corta SAMU de Ipatinga e exige devolução milionária da prefeitura

    4 de julho de 2025
  • Ensino técnico impulsiona carreiras e garante empregabilidade no Vale do Aço

    Ensino técnico impulsiona carreiras e garante empregabilidade no Vale do Aço

    4 de julho de 2025
  • Ipatinga celebra tradição junina com alegria no 18º Arraiá do Ipaneminha

    Ipatinga celebra tradição junina com alegria no 18º Arraiá do Ipaneminha

    4 de julho de 2025
  • LBV celebra 62 anos de serviços prestados em Ipatinga

    LBV celebra 62 anos de serviços prestados em Ipatinga

    4 de julho de 2025
  • Shopping Vale do Aço promove circuito especial de férias em julho

    Shopping Vale do Aço promove circuito especial de férias em julho

    4 de julho de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?