Lula responde a Trump com jabuticabas e ameaça de retaliação

Brasil prepara decreto contra tarifas americanas de 50%

William Saliba (*)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com sarcasmo, segundo informa a CNN, às tarifas impostas pelos Estados Unidos, prometendo levar jabuticabas a Donald Trump e anunciando medidas de retaliação comercial. A declaração com tom de humor foi feita em vídeo publicado pela primeira-dama Janja da Silva, enquanto decisões concretas são preparadas nos bastidores do governo.



Em reunião convocada na manhã deste domingo (13/07) com o vice-presidente Geraldo Alckmin, Lula articula a publicação de um decreto de retaliação até terça-feira (15). A medida responde à imposição de Trump de sobretaxar produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto, formalizada em carta enviada diretamente ao presidente brasileiro.

Entre jabuticabas e decretos, o governo brasileiro demonstra disposição para “equilibrar” o diálogo diplomático com medidas práticas de proteção comercial. Alckmin, que comandará as negociações como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, já alertou que as tarifas impostas por Trump prejudicarão principalmente o consumidor americano.

A escalada na tensão comercial entre os dois países marca uma nova fase nas relações Brasil – Estados Unidos. Enquanto isso, a jabuticaba brasileira surge como símbolo diplomático inusitado neste embate internacional.

 (*) William Saliba, diretor do Carta de Notícias, é jornalista profissional há 55 anos e detentor de vários prêmios no setor da Comunicação

Leia também

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?