Em meio à crescente tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, aliados do deputado Eduardo Bolsonaro revelaram à CNN, que o presidente Donald Trump prepara um pacote de retaliações contra o governo brasileiro. As medidas, previstas para a próxima semana, incluem desde o bloqueio do uso de satélites, suspensão do GPS – com o consequente fechamento do espaço aéreo brasileiro e suspensão dos voos – até a expulsão de diplomatas brasileiros de Washington.
Segundo o colunista Caio Junqueira da CNN, o arsenal de sanções em consideração pela Casa Branca é amplo e severo. Entre as principais medidas estudadas está a elevação das tarifas para exportações brasileiras a 100%, além da implementação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras. O pacote também contempla a possibilidade de ações coordenadas com a Otan e restrições tecnológicas significativas.
Segundo fontes próximas ao deputado Eduardo Bolsonaro, o presidente americano interpretou a recente operação da Polícia Federal como uma afronta direta aos Estados Unidos. Os interlocutores afirmam que Trump está disposto a escalar as tensões diplomáticas ao máximo, considerando todas as opções disponíveis para pressionar o Brasil.
A lista de possíveis retaliações inclui ainda o afastamento dos representantes brasileiros da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. As medidas em análise representam uma das mais sérias crises diplomáticas entre os dois países em décadas, com potencial para afetar diversos setores da economia e da segurança nacional brasileira.
Os aliados do deputado Eduardo Bolsonaro, que mantêm contato direto com Washington, alertam que as sanções podem ser anunciadas nos próximos dias, marcando uma nova fase no relacionamento bilateral entre as duas maiores economias das Américas.
























