Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Neimar Fernandes

O iceberg aproxima-se perigosamente de nossas margens plácidas

O caos pode ser provocado muito rápido do que uma canetada de ministro instituindo a censura no Brasil

Redação por Redação
19 de julho de 2025
em Neimar Fernandes
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
O iceberg aproxima-se perigosamente de nossas margens plácidas

O iceberg está próximo

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Neimar Fernandes (*)

Meus caros amigos, alertem a todos sobre o tamanho do estrago para o nosso Brasil, caso os EUA adotem um simples bloqueio ou restrições para operação no país de empresas americanas. Vejam um pequeno exemplo, considerando apenas uma das Big tech deles.


Diversas instituições brasileiras utilizam a Amazon Web Services (AWS) para suportar suas operações, reduzir custos e aumentar a escalabilidade. Abaixo estão algumas instituições e empresas brasileiras que se destacam pelo uso da AWS, com base em informações disponíveis:

  • Nubank: A maior fintech do Brasil utiliza a AWS para hospedar sua infraestrutura, permitindo escalabilidade e segurança em suas operações financeiras. A AWS suporta o processamento de grandes volumes de transações e dados.
  • iFood: O marketplace de entrega de alimentos utiliza a AWS para gerenciar picos de até 50 pedidos por segundo, garantindo alta disponibilidade e desempenho para milhões de usuários.
  • BTG Pactual: O banco utiliza a AWS em sua plataforma digital para garantir segurança e eficiência em serviços financeiros e de investimentos.
  • Mercado Livre: Uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, o Mercado Livre usa a AWS para suportar suas operações de comércio eletrônico e logística, especialmente durante picos de tráfego.
  • Banco Inter: A instituição financeira utiliza os data centers da AWS para oferecer serviços bancários digitais com alta disponibilidade e segurança.
  • Zé Delivery: O aplicativo de entrega de bebidas utiliza a AWS para gerenciar sua infraestrutura, garantindo rapidez e escalabilidade.
  • Governo do Ceará: Em parceria com a AWS, o governo estadual busca tornar o Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, utilizando serviços como o Amazon EC2 e S3. A AWS também mantém um ponto de presença (edge location) em Fortaleza, reduzindo a latência de dados.
  • Ministério da Saúde (SUS): Em 2020, o Ministério da Saúde, em parceria com a Embratel, anunciou a migração de dados da rede de saúde pública para a AWS, visando fortalecer a estratégia de saúde digital no Brasil.
  • Serpro: A maior estatal brasileira de tecnologia firmou uma parceria com a AWS em 2020, no valor de R$ 71,2 milhões, para utilizar serviços de computação em nuvem, complementando sua estratégia multicloud.
  • Petrobras, Banco do Brasil, ANAC, ANP, Anvisa, Embraer, Fiocruz, Furnas, IBGE, INSS, STF: Há relatos de que essas instituições armazenam dados em data centers controlados por empresas estrangeiras, incluindo a AWS, embora detalhes específicos sobre o uso da AWS por essas organizações sejam menos claros e careçam de confirmação oficial.

Observações:

  • Setores: As instituições brasileiras que utilizam a AWS abrangem setores como finanças (Nubank, BTG Pactual, Banco Inter), e-commerce e logística (Mercado Livre, iFood, Zé Delivery), governo (Governo do Ceará, Ministério da Saúde, Serpro) e, possivelmente, outras áreas como saúde, pesquisa e judiciário.
  • Infraestrutura no Brasil: A AWS opera a Região América do Sul (São Paulo) desde 2011, com três zonas de disponibilidade, e um ponto de presença em Fortaleza, o que facilita a adoção por organizações locais.

Todo esse caos pode ser provocado muito mais fácil e rápido do que uma canetada de ministro censurando, multando ou proibindo quaisquer operações digitais em território nacional.

Nunca imaginei que poderíamos chegar tão próximos do Titanic.

(*) Neimar Fernandes é engenheiro, jornalista e publicitário; pós-graduado em Marketing pela Universidade do Estado de Nova Iorque (State University of New York System) com 40 anos de experiência em serviços prestados no Brasil e no exterior. Âncora, editor e produtor, passando pelas emissoras TV Globo, Manchete, Record, Bandeirantes, Rede TV, SSV (Itália), SIC (Portugal); é colunista de diversos jornais no país, entre eles, Jornal do Brasil e O Globo; e atuou como correspondente internacional em Portugal, Itália, Inglaterra e Espanha
Tag: Brasil afundandoprejuízo de sançõesTitanic brasileiro
Postagem anterior

Trump pode bloquear GPS e expulsar diplomatas brasileiros dos EUA

Próxima postagem

Fachada verde é arquitetura ou é paisagem?

Leia também

Quem salva o Brasil? O jogador ou o eleitor?
Neimar Fernandes

Quem salva o Brasil? O jogador ou o eleitor?

9 de julho de 2026
A direita precisa parar de se destruir
Neimar Fernandes

A direita precisa parar de se destruir

23 de maio de 2026
Dois recados do poder e um teste de resistência para o brasileiro
Neimar Fernandes

Dois recados do poder e um teste de resistência para o brasileiro

27 de março de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?