Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

A importância do diagnóstico precoce do autismo e sua conscientização social

Segundo a OMS, estima-se que, em termos absolutos, mais de 2 milhões de brasileiros vivam com o transtorno

Cid Miranda por Cid Miranda
2 de abril de 2025
em Saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
A importância do diagnóstico precoce do autismo e sua conscientização social

Arthur Lobato, médico psiquiatra da Fundação São Francisco Xavier (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril, tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância do diagnóstico precoce, da inclusão social e da quebra de preconceitos.

De acordo com o médico psiquiatra da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Arthur Lobato, o autismo é uma condição que afeta o desenvolvimento social, comunicativo e comportamental do indivíduo, e a identificação precoce dos sinais e sintomas pode fazer toda a diferença na evolução do paciente. “Como em todos os casos da medicina, o tratamento precoce favorece uma evolução muito mais positiva e um melhor prognóstico. Quando o autismo é diagnosticado antes dos cinco anos de idade, o progresso da criança é muito satisfatório. Na adolescência ou na fase adulta, as alterações podem ser até imperceptíveis em alguns casos”, explica o médico.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em termos absolutos, mais de 2 milhões de brasileiros vivam com o transtorno, embora esse número possa ser ainda maior devido a subnotificação e falta de diagnóstico em muitas regiões. No entanto, especialistas ressaltam que a conscientização tem aumentado e os serviços de apoio e tratamento estão se expandindo para garantir que essas crianças e adultos recebam a assistência necessária.

O psiquiatra destaca que o autismo pode se manifestar de diferentes formas e graus de intensidade e que a intervenção precoce ajuda na inclusão, tanto no ambiente escolar quanto no mercado de trabalho. “Existem diferentes graus de autismo e, em alguns pacientes o tratamento é tão positivo que, em algumas situações, conseguem realizar tarefas de forma até mais eficiente do que pessoas sem a condição. A principal barreira hoje é o preconceito. As pessoas precisam entender que a inclusão vai além da simples adaptação. Ela envolve uma mudança de atitude, uma conscientização dos ambientes e da sociedade como um todo”, afirma o especialista.

Arthur destaca que a escola, muitas vezes, é o primeiro ambiente onde o autismo é identificado, sendo fundamental o papel dos professores nesse processo. “Eles são muitas vezes os primeiros a perceberem sinais do transtorno. Uma criança com autismo pode ter dificuldades com interpretação de texto, escrita ou em acompanhar o raciocínio da sala. O apoio dos educadores é essencial, assim como pequenas adaptações no ambiente escolar que podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento do aluno”, afirma o psiquiatra.

Em relação ao tratamento, o médico reforça que as terapias comportamentais são essenciais. “O uso de medicamento é uma medida complementar, quando as terapias não farmacológicas não são suficientes. O essencial são as terapias comportamentais, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a terapia ocupacional, musicoterapia, psicopedagogia e atividades físicas”, destaca.

Ele salienta que, sem essas intervenções terapêuticas, o desenvolvimento da criança pode ser comprometido, independentemente do uso de medicações.

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO

De acordo com o médico, um dos maiores desafios enfrentados por pessoas com autismo é o preconceito. Ainda há uma visão limitada sobre as capacidades dessas pessoas, o que pode gerar barreiras em sua inclusão social e profissional. Para Arthur, a conscientização é fundamental para criar um ambiente mais inclusivo. “É preciso identificar onde há preconceito e tornar os ambientes mais acessíveis. Algumas adaptações simples, como reduzir a quantidade de pessoas em uma sala ou reduzir a intensidade do som, ajudam a proporcionar um espaço mais adequado para essas pessoas”, explica.

O médico explica, ainda, que embora o número de diagnósticos tenha aumentado, não significa necessariamente que o autismo esteja mais comum, mas sim que a capacidade de identificação melhorou significativamente. “Antigamente, pouco se falava sobre o autismo. Hoje, com o avanço da medicina, a capacidade diagnóstica aumentou. O que vemos é uma melhora na identificação e no entendimento sobre o transtorno, mas ainda existem desafios. O principal é a conscientização, tanto para os pais quanto para a sociedade em geral. Precisamos entender que o autismo não é uma doença homogênea. Cada pessoa com autismo é única e o tratamento deve ser adaptado à sua realidade”, finaliza.

A celebração do Dia do Autismo é um lembrete de que, com o apoio adequado e a quebra de preconceitos, pessoas com autismo podem alcançar seu pleno potencial, se integrando de forma saudável e produtiva à sociedade.

FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER

A Fundação São Francisco Xavier é uma entidade filantrópica que atua desde 1969 e conta com cerca de 6.200 colaboradores. Atualmente, administra duas unidades hospitalares, sendo o Hospital Márcio Cunha com cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS, em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas com 100% dos atendimentos pelo SUS, em Itabira (MG).

As unidades hospitalares têm uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança. Além das unidades hospitalares, a Fundação é responsável por administrar a operadora de Planos de Saúde Usisaúde, que possui mais de 200 mil vidas, o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita, que soma mais de 160 mil vidas sob sua gestão.

Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 2 mil alunos, da educação infantil à formação técnica.

Tag: Conscientização sobre o Autismodesenvolvimento socialFundação São Francisco Xavierpsiquiatra
Postagem anterior

Fundação Aperam promove capacitação de Manutenção Mecânica para mulheres

Próxima postagem

Usipa disputa Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-21 em Saquarema, no Rio

Leia também

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Saúde

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

16 de maio de 2025
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata
Saúde

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata

16 de maio de 2025
HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde
Saúde

HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde

15 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025
  • Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

    Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?