Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Elétricos ou híbridos, quem ganha a corrida?

Enquanto o mundo acelera nos elétricos, o Japão lidera com híbridos

Redação por Redação
26 de janeiro de 2025
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Elétricos ou híbridos, quem ganha a corrida?
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Edmundo Fraga (*)

Em 2023, os carros híbridos representaram impressionantes 55% das vendas de veículos novos no Japão, enquanto os elétricos ficaram abaixo de 10%. Esse cenário ilustra a abordagem singular do país na transição para uma mobilidade mais sustentável.


Desde o lançamento do icônico Toyota Prius, há quase três décadas, o Japão consolidou sua liderança no mercado de veículos híbridos. Essa tecnologia combina motores a combustão e elétricos, equilibrando eficiência de combustível e redução de emissões, enquanto evita desafios estruturais enfrentados pelos elétricos.

Fatores como a predominância de carros compactos e a limitada infraestrutura de carregamento fazem dos híbridos a opção ideal no Japão. Projeções indicam que, até 2030, 70% dos veículos vendidos no país serão híbridos. Além disso, o forte patriotismo do consumidor japonês favorece gigantes locais como Toyota e Honda.

A infraestrutura de carregamento no Japão não é suficiente para uma frota elétrica robusta. Além disso, o país enfrenta desafios energéticos, tornando as soluções híbridas uma alternativa pragmática. Em áreas densamente urbanizadas, onde o transporte público é dominante, a necessidade de eletrificação total é menos premente.

Desafios globais para os elétricos

No cenário internacional, os veículos elétricos enfrentam obstáculos técnicos e mercadológicos. O recente recall de 97 mil carros pela chinesa BYD expôs falhas de produção em larga escala. No Brasil, dificuldades de revenda fizeram locadoras como a Movida suspenderem compras de elétricos, que chegaram a desvalorizar até 40%.

Problemas como infraestrutura insuficiente, escassez de matéria-prima e altos custos de produção dificultam a adoção em massa. Nos EUA, os estoques de veículos elétricos permanecem elevados, com vendas abaixo das expectativas, enquanto governos debatem a sustentabilidade dos subsídios.

“Ilusão elétrica”?

Relatórios críticos, como “A Ilusão Norueguesa”, questionam os reais benefícios ambientais dos elétricos. A mineração intensiva e a dependência de energia de fontes fósseis, como carvão, limitam o impacto positivo da tecnologia. Mesmo na Noruega, referência mundial, a redução no consumo de combustíveis fósseis foi de apenas 4% entre 2010 e 2022, apesar dos incentivos.

Fabricantes como Ford, GM, Toyota e Volkswagen têm ajustado suas metas de eletrificação, reconhecendo a necessidade de linhas diversificadas. Híbridos, combustão interna e elétricos coexistirão para atender a diferentes demandas e mercados.

A Toyota, por exemplo, vai além do automotivo, investindo em projetos espaciais, como o financiamento da Interstellar Technologies, sinalizando que sua visão de sustentabilidade inclui múltiplos horizontes.

O Japão ensina que soluções alternativas podem coexistir com tendências globais. Embora a transição para os elétricos pareça inevitável, ela dependerá de avanços tecnológicos, políticas públicas equilibradas e da aceitação dos consumidores. Híbridos e inovações emergentes, como o motor compacto e eficiente e-Rex de origem espanhola, podem ser passos importantes ou até soluções duradouras em um mercado automotivo em constante transformação.

O desafio não é apenas adotar novas tecnologias, mas entender como elas se integram à realidade econômica e ambiental. Afinal, mobilidade sustentável é mais do que uma tendência — é uma necessidade que exige pragmatismo e inovação.

Edmundo Fraga (*) é empresário do setor imobiliário, fundador e ex-presidente do Kart Clube de Ipatinga

Tag: carros elétricoscarros híbridosFordGMToyotaVolkswagen
Postagem anterior

Abuso do visto de turismo nos EUA: consequências e impactos

Próxima postagem

Setor do aço volta a destacar a necessidade da redução do “Custo Brasil”

Leia também

Projeto Xerimbabo Usiminas começa nesta sexta-feira
Sem Categoria

Projeto Xerimbabo Usiminas começa nesta sexta-feira

23 de outubro de 2025
EUA exigem rede social aberta para solicitação de visto de estudo e intercâmbio
Sem Categoria

EUA exigem rede social aberta para solicitação de visto de estudo e intercâmbio

25 de agosto de 2025
Restrições a Bolsonaro complicam até acesso a hospitais em Brasília
Sem Categoria

Restrições a Bolsonaro complicam até acesso a hospitais em Brasília

21 de julho de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O tempo da palavra perdida

    O tempo da palavra perdida

    18 de novembro de 2025
  • Comunidade luta para salvar mata histórica em Timóteo

    Comunidade luta para salvar mata histórica em Timóteo

    18 de novembro de 2025
  • Coronel Fabriciano e Ipaba conquistam complementação do Funeb por aprendizagem de qualidade

    Coronel Fabriciano e Ipaba conquistam complementação do Funeb por aprendizagem de qualidade

    18 de novembro de 2025
  • Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inédita no Leste de Minas

    Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inédita no Leste de Minas

    18 de novembro de 2025
  • Pacheco descarta STF e anuncia fim da carreira política

    Pacheco descarta STF e anuncia fim da carreira política

    18 de novembro de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?