Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) foram informados esta semana que não receberão seus salários e repasses financeiros programados para esta sexta-feira (30/10). A interrupção impacta tanto a remuneração dos diplomatas quanto o custeio de despesas operacionais em diversos postos fora do Brasil.
De acordo com informações da revista Veja, o problema afeta mais de 20 escritórios diplomáticos, incluindo embaixadas e consulados, localizados em 13 países diferentes.
Fontes do Itamaraty explicaram que a suspensão dos pagamentos é resultado de entraves burocráticos, resultantes do contingenciamento de verbas imposto pelo governo federal. O ministério assegurou que a regularização dos repasses ocorrerá ao longo da próxima semana.
Reações e histórico de atrasos
A falta de recursos gerou descontentamento entre os diplomatas e oficiais de chancelaria que atuam no exterior. Muitos expressaram sua insatisfação, especialmente após contribuírem com a logística das eleições fora do país sem receber adicionais pelos serviços prestados.
Em discussões na rede diplomática, os servidores criticaram a administração orçamentária do governo, apontando o contraste entre a execução de despesas relacionadas às recentes eleições e a incapacidade atual do governo de cumprir com compromissos básicos, como o pagamento de salários e a manutenção das representações brasileiras no exterior.
Este não é um caso isolado, pois o Itamaraty já enfrentou, em outras ocasiões, retenções de recursos que afetaram o pagamento de salários e a continuidade de serviços essenciais em seus postos fora do país, intensificando a tensão entre a categoria e o governo federal.























